O lucro bilionário da F1

Os ganhos da F1 em 2010 ultrapassaram 1 bilhão de dólares (daqui pra frente saibam que sempre falarei em dólares nesse post). Na verdade 1 bilhão e 82 milhões para ser preciso, 19 milhões a mais do que no ano anterior.

O dinheiro das equipes que seria em média 52 milhões para cada uma, só que ele não é distribuído assim, existem critérios mais complexos para a distribuição. O dinheiro dos “prêmios”, como é chamado esse valor vindo da FOA (Formula One Administration) varia conforme o sucesso de cada equipe, com as equipe melhor colocadas no fim do campeonato de construtores recebendo proporcionalmente mais que as menos bem colocadas, a equipe campeã ainda mais e ha ainda o critério histórico com as equipe de longa tradição como Ferrari, McLaren e Williams recebendo um bônus. 

Outro numero que chama atenção é a redução de lucros dos “donos” da FOA: de 420 milhões em 2009 para 341 milhões em 2010. Isso porque mesmo com um aumento de 2% nas receitas gerais, a distribuição de lucros foi mais dadivosa com as equipes, seguindo os preceitos do pacto da concórdia (entre equipes, FIA e FOA) em vigor e porque tiveram 12 equipes participando desse rateio ante às 10 dos anos anteriores.

Certamente o prejuízo do cancelamento/adiamento do GP do Bahrein esse ano vai  acarretar em ganhos menores no ano fiscal de 2011 e ainda mais dor de cabeça vem pela frente: Jean Todt, já declarou que pretende rever (para mais, claro) a cota de participação da FIA nos lucros da categoria, bem como o mesmo pretendem fazer as equipes de F1, visto que o acordo que tem expira no ano que vem.

Anúncios
Esse post foi publicado em Bernie Ecclestone, CVC, F1, lucros, orçamento. Bookmark o link permanente.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s