GP da Índia: A corrida


Mais uma vez Sebastian Vettel venceu com tranquilidade uma corrida sem grandes emoções, firmando-se como franco favorito para levar o título de 2012, mas com Alonso seco em seu encalço. Vamos agora à minha análise “equipe por equipe” do GP da Índia. Depois dela, vejam as tabelas de resultados da corrida e da pontuação atualizada dos campeonatos de pilotos e construtores:

RED BULL:  Vettel dominou a corrida, sem problemas de qualquer tipo abriu e manteve confortável vantagem até o fim da corrida. O único momento de alguma tenção foi quando seu assoalho começou a soltar faíscas, mas logo depois parou e tudo foi normal. Menos sorte teve Webber, cujo KERS problemático lhe custou a 2ª posição perdida para Alonso.

FERRARI: Alonso sempre combativo fez o que podia com um carro inferior: aproveitou a oportunidade para pontuar mais passando Webber e permanece esperando que a Ferrari lhe de um carro que permita brigar de fato com Vettel. Massa, sem grande alarde, foi bem e marcou pontos importantes para a Ferrari, defendendo-se a corrida toda de Kimi, e chegou na mesma posição que largou.

McLAREN: Antes da corrida disseram que teriam ritmo de prova forte para disputar a vitória com a Red Bull. Não teve. Hamilton chegou em Webber pelos problemas deste e só andou realmente bem na segunda metade do GP, mas não ameaçou Alonso, por exemplo. Button foi passado por 2 nas primeiras voltas e no fim chegou num discreto 5º lugar, sem grandes brilhos, mas marcando a melhor volta do GP na chegada.

LOTUS: Kimi era mais rápido que Massa, mas nas retas, únicos lugares que poderia passá-lo, mesmo com o uso do DRS, não era, aí ficou comboiando de perto o brasileiro a corrida toda. Grosjean não bateu na largada nem nas dividias com Maldonado, o que já é bom, mas não fez muito mais do que isso e não conseguiu passar Hulk no final.

FORCE ÍNDIA: Uma vez mais Hulkenberg salvou a lavoura de Vijay Mallya e sua turma, mostrando que nesse segundo semestre ele que está dando as cartas pra Di Resta, que sequer apareceu na corrida. Com isso a equipe pode até pensar em alcançar a Sauber na pontuação, mas precisará de sorte e de Di Resta.

WILLIAMS: Bruno, de novo, foi o responsável por pontuar e Maldonado, também de novo, se envolveu em algum quiproquó que o tirou da disputa por pontos ao ter seu pneu furado numa disputa com Koba. Senna aliás deu um lindo passão no venezuelano, ao se posicionar por fora na entrada de curva no fim da reta para sair mais forte na saída dela, quando Pastor também era passado por Grosjean (foto ao lado). A Williams parecia ter melhor ritmo nessa corrida, mas nada daquela equipe que no começo do ano podia disputar pódios.

MERCEDES: Mais uma corrida ladeira abaixo, sem pontuar. Sorte que sua principal rival, a Sauber, também não pontuou, senão o 5º lugar estaria ameaçado. Rosberg se segurava como dava, mas no fim, todos que chegavam nele, passavam. Schumacher teve um pneu durado na primeira curva e depois disso figurou lá no fundo, abandonando quando viu que não chegaria numa posição minimamente razoável. A equipe não traz novidades ao seu carro porque se concentra no de 2013, que será “todo novo”.

TORO ROSSO: Com o bico quebrado na largada, Vergne até que se recuperou bem e chegou bem perto de Koba e seu companheiro Ricciardo, que assim como ele, não teve ritmo para tentar entrar nos pontos e pouco apareceu na transmissão.

SAUBER: Como variam os resultados dessa equipe. Ora estão no pódio, ora sequer pontuam – na Coreia foi igual. Na Índia o japonês não deixou uma boa impressão para quem precisa conseguir vaga em 2013 e não se acertou o fim de semana todo. Perez também errou e teve seu pneu furado numa manobra de ultrapassagem desnecessariamente arriscada e saiu da zona de pontos e depois abandonou nos boxes. Essa irregularidade de resultados dele também tem que acabar, senão terá vida dura na McLaren ano que vem.

CATERHAM, MARUSSIA e HRT: Mais do mesmo, só que esse foi daqueles GP´s onde os pilotos menos experientes e menos badalados terminaram melhor do que aqueles que deveria liderar suas equipes, mostrando que esse negócio de piloto pagante nem sempre é sinônimo de piloto sem qualidades (aliás, quase nunca é).

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos. Piloto        Equipe                     Diferença  
1. Vettel Red Bull-Renault 1h31:10.744
2. Alonso Ferrari + 9.437
3. Webber Red Bull-Renault + 13.217
4. Hamilton McLaren-Mercedes + 13.909
5. Button McLaren-Mercedes + 26.266
6. Massa Ferrari + 44.600
7. Raikkonen Lotus-Renault + 45.200
8. Hulkenberg Force India-Mercedes + 54.900
9. Grosjean Lotus-Renault + 56.100
10. Senna Williams-Renault + 1:14.900
11. Rosberg Mercedes + 1:21.600
12. Di Resta Force India-Mercedes + 1:22.800
13. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1:26.000
14. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1:26.400
15. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
16. Maldonado Williams-Renault + 1 volta
17. Petrov Caterham-Renault + 1 volta
18. Kovalainen Caterham-Renault + 1 volta
19. Pic Marussia-Cosworth + 1 volta
20. Glock Marussia-Cosworth + 2 voltas
21. Karthikeyan HRT-Cosworth + 2 voltas

Volta mais rápida: Button, 1:28.203


Abandonos:

Piloto Equipe Na volta

Schumacher Mercedes 55
De la Rosa HRT-Cosworth 41
Perez Sauber-Ferrari 21


Pontuação após a 17ª etapa:

Pilotos: Construtores:

1. Vettel 240 1. Red Bull-Renault 407
2. Alonso 227 2. Ferrari 316
3. Raikkonen 173 3. McLaren-Mercedes 306
4. Webber 167 4. Lotus-Renault 263
5. Hamilton 165 5. Mercedes 136
6. Button 141 6. Sauber-Ferrari 116
7. Rosberg 93 7. Force India-Mercedes 93
8. Grosjean 90 8. Williams-Renault 59
9. Massa 89 9. Toro Rosso-Ferrari 21
10. Perez 66
11. Kobayashi 50
12. Hulkenberg 49
13. Di Resta 44
14. Schumacher 43
15. Maldonado 33
16. Senna 26
17. Vergne 12
18. Ricciardo 9

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s