Red Bull já desponta como favorita para 2014

Regras novas em 98, o projeto de Newey sobrou

Depois de mais um passeio da Red Bull, as equipes que ainda tinham esperanças de fazer-lhe frente (Ferrari e Mercedes) já devem ter percebido que esse campeonato já tem dono e tirando as novidades já previstas anteriormente para estrear nas etapas restantes, já devem ter seu foco de trabalho todo voltado em refinar o projeto de 2014, pois Adrian Newey continua o favorito para vir com o melhor projeto. Explico.

A Fórmula 1 moderna teve duas grandes mudanças de regulamento técnico, a primeira em 1998, quando os carros ficaram 20cm mais estreitos e ganharam os pneus riscados, e naquele ano adivinha quem ganhou o título com um carro muito superior? A McLaren, depois de um longo período de vacas magras, graças ao seu projetista recém contratado, Adrian Newey.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Novidades de novo? Newey agradeceu!

Depois em 2009 tivemos a segunda mudança, com o fim dos pneus raiados e nova configuração aerodinâmica, sem aquele monte de asinhas, novas medidas das asas dianteiras e traseiras e o KERS.

Neste ano a Brawn começou sobrando na pista com seu polêmico difusor duplo que controversamente a FIA permitiu, mas que as equipes rivais não tinham e protestaram energicamente e o melhor carro do grid sem o difusor duplo era a Red Bull RB5 e na segunda metade do campeonato quando o difusor já estava instalado nele, tornaram-se o mais rápido carro do grid inteiro, ganhando 5 corridas, sendo que as três últimas de forma consecutiva. E quem projetou esse carro, claramente base para todos os carros campeões desde então? Adrian Newey…

Agora vem outra grande mudança no regulamento de 2014, na verdade a maior dessas três, com novos motores, novo KERS, asa dianteira mais estreita, bico baixo obrigatório, fim dos poucos apêndices aerodinâmicos ainda presentes, fim do escapamento com finalidade aerodinâmica etc, tudo exigindo uma reengenharia muito grande e adivinha quem é o favorito a aparecer com as melhores soluções de novo?

2014 tudo muda de novo. Newey já trabalha para continuar vencendo

Pois é, Adrian Newey, o cobiçado projetista que todas as equipes gostariam de ter. Assim, creio que quem comanda uma equipe que não se chame Red Bull, já deve estar tratando de desistir de eventuais novos desenvolvimentos não previstos para o carro dessa temporada (até porque não serviriam para o carro completamente novo do ano que vem) e focando toda a atenção das suas equipes de engenheiros e projetistas nos projetos do ano que vem, para tentar evitar outro banho de Newey e quem saber até surpreender e reverter esse favoritismo, como Ferrari, Mercedes e McLaren gostariam.

Aliás, não precisa ser um gênio para deduzir que com a larga vantagem que seu carro tem nos campeonatos de pilotos e construtores, certamente ele também já está com sua atenção voltada ao novo carro a ser pilotado por Vettel e o estreante Ricciardo.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s