Uma Ferrari de Fórmula Indy

Nem todos sabem mas em 1986, quando a FIA pressionava as equipes de Fórmula 1 a adotarem motores V8, contra os V12 que tradicionalmente usavam. Assim, a tradicionalíssima Ferrari ameaçou se bandear para os Estados Unidos para a temporada seguinte, 1987, seguindo um antigo e declarado desejo do comendador Enzo Ferrari de que seus carros um dia conquistassem as 500 Milhas de Indianápolis, como a Lotus já fizera com Jim Clark no passado.

Para provar suas intenções contratou o projetista Gustav Brunner que desenhou o modelo que vocês vem nessas fotos, o 637, seguindo as regulamentações que a CART ordenava na época, incluindo um novo motor V8 2,65L Turbo

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

O carro de alumínio e fibra de carbono, foi testado por Michelle Alboreto e depois apresentado oficialmente à imprensa mundial. Só que não passou de pressão mesmo, com John Barnard, projetista da divisão principal, cancelando tudo em cima da hora para focar todos os recursos no projeto de 1989, quando os motores turbos estariam banidos da F1. Desse modo este carro nunca competiu na categoria americana, virando apenas um dispendioso artigo de museu. Teria sido bem interessante…

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s