Bem que a Ferrari e a Mercedes tentaram, mas o super-projetista Adrian Newey e a Red Bull comunicaram que renovaram contrato, mas também vieram com a bomba que o engenheiro vai se afastar dos projetos da equipe na F1, graças às regras cada vez mais restritivas da categoria que, segundo ele, impediriam a criatividade dos projetistas de ser colocada em prática.
Newey assim, vai passar a delegar à sua equipe os futuros projetos da equipe, ainda que certamente prestando uma constante consultoria, ao passo que começará a se dedicar a outros projetos extra-pista, como por exemplo, um especulado projeto de super veleiro para disputar a famosa regata US Cup ou mesmo carros de esportivos de rua para levar e mesmo testar suas habilidades e conhecimentos acumulados em novas áreas.
A saída de Newey, entretanto, pode significar um grande revés para a equipe, que sempre prendeu Sebastian Vettel com a promessa da permanência do projetista, que agora se vai.
Além disso é inegável o risco de seus sucessores não projetarem os novos carros com o mesmo brilho do inglês, o que colocaria em sério em risco a capacidade da equipe disputar títulos e assim a empresa de energéticos poderia reconsiderar seu pesado investimento na categoria como ferramenta de marketing.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Quanto à sua reclamação das regras cada vez mais rígidas que impedem os projetistas de ousar, ele não é o primeiro da área a falar isso. Ricardo Divila, prestigiado projetista brasileiro com longo histórico na Fórmula 1 nos anos 70 e 80, citou o mesmo ponto como impeditivo quando lhe perguntei durante uma entrevista em meu programa “TV CORRIDA” se ele não tinha vontade de retornar à categoria. Ricardo, aliás, foi quem deu o primeiro emprego à Adrian Newey na F1, ainda pela equipe Copersucar-Fittipaldi!
J.Inacio, será que isso não poderia ter algo relacionado a ida do A.Newey ao WEC, ali existe liberdade de criação
Boa Noite
Quando Irvine disse em 2001 que Hill, Villeneuve e Hakkinen só foram campeões graças aos seus carros, não concordo, credito 70 % a eles. Eles não seriam campeões em cima do Schumacher sem ter os carros melhores melhores.
10 anos se passaram, e pelo jeito não foram de evolução …
Com Vettel tomando pau do Riccardo, acho que não estão se importando tanto em relação à clausula que ajudava a manter o Vettel.