Muita gente não se lembra, mas já houve uma equipe Lamborghini no grid da Fórmula 1, ainda que brevemente e lá em 1991. Na verdade a equipe se chamava Modena, mas como tinha fortes laços técnicos e financeiros com a fabricante de esportivos italiana, todos a chamavam de Lamborghini.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
O carro da sua participação foi o chamativo modelo 291, esse belo bólido das imagens e que tinha como característica mais marcante as laterais baixas e curvadas. Depois chegaram a usar uma lateral quadrada (foto acima) e mais volumosa, mas não deu muito certo e voltaram ao desenho original, sempre empurrados pelos pesados mas potentes motores 3.5L V12.
Infelizmente os resultados nas pistas foram dos mais desapontadores, com a equipe falhando para se classificar na maioria das etapas (largaram em 6 das 32 ocasiões – 2 pilotos em 16 etapas = 32 tentativas) até que, atolada em dívidas e sem a possibilidade de continuar recebendo o dinheiro e motores Lamborghini (marca que na época era do grupo Chrysler) para 1992, desapareceu falida e os motores passaram a empurrar os carros das equipes Minardi e Larrousse.
O grande erro do Mauro Forghieri foi projetar um motor V12, se fosse um v10 a Lamborghini teria mais chance de ser bem sucedida, principalmente com o apoio da crysler e não tenho dúvida que a Mclaren pegaria este motor em 1994. Oatley projetista da equipe exigiu um v10.