Massa vs Bottas

CAN
Abaixo vemos o comparativo com todos os tempos de voltas de Felipe Massa e Valtteri Bottas durante o GP da Áustria da semana passada. Está claro que a disputa para ver quem era mais rápido foi bastante equilibrada, sem nenhum “sobrar” por longos períodos (Bottas 37  x  33 Massa) sobre o outro, lembrando as diferente condições de tráfego que eles enfrentaram ao longo da corrida pesa muito nesse comparativo que serve apenas para mostrar o equilíbrio técnico entre os pilotos.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

No final, graças em grande parte à uma troca de pneus mais rápida da Williams, Bottas passou Massa nos boxes e sustentou sua posição até o final, quando o brasileiro já parecia aliviar no pé direito para poupar o motor. Ah, e a foto acima é para mera ilustração, pois mostra os dois no Canadá.
MASS-BOTT

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Massa vs Bottas

  1. Anônimo disse:

    Massa perdeu a posição para Bottas mesmo na primeira parada. A volta que Massa fez depois da primeira parada foi 3 segundos mais lentas que seu companheiro.

    Massa vem reclamando que sua perda para Bottas foi causa do maior tempo de trabalho de box, isso só foi 0,9 segundos a mais…… a culpa foi da sua fraca volta, e ponto.

    • Anônimo disse:

      ow animal, o Massa pegou tráfego quando voltou dos boxes… ficou preso atrás de outros carros… por isso que a volta não foi boa… ele não teve pista limpa…

    • Gilberto disse:

      Isso mesmo. A direção do pit foi de 1 segundo e a volta foi 3seg pior.

      Outra: Os dois voltaram na frente do Hamilton. O trânsito que o MasSinhá pegou foi o Hamilton passando por ele… Já o Bottas não cedeu a posição para o mercediano…

  2. Anônimo disse:

    Certeza animal

  3. CPA disse:

    para mim a questão é bem mais simples:
    Massa é fraco piloto!
    Isso ficou demonstrado no Canadá, até ao acidente, e outra vez na Áustria, ao ficar rapidamente para trás em relação ao Bottas.

  4. Anônimo disse:

    Massa e rápido mas tem que ser mais agressivo (ultrapassagens) e é claro olhando retrospecto ele tem que se benzer pq ele ta muito azarado tbm massa tem que melhorar por que o bottas tbm e rápido e ta no cangote dele

  5. Anônimo disse:

    Massa e rápido mas tem que ser mais agressivo (ultrapassagens) e é claro olhando retrospecto ele tem que se benzer pq ele ta muito azarado tbm massa tem que melhorar por que o bottas tbm e rápido e ta no cangote dele ele que não abra o olho que o brasil fica sem piloto de f1

    • Marcelo disse:

      Bottas também teve azar em várias corridas, trocou câmbio na Austrália e tomou punição de 5 posições no grid. Na Malásia estava mais rápido, mas teve que acatar ordens da equipe e não atacar Massa. Isso é ético ou só vale quando brasileiro esta a frente? No Bahrein, Massa reclamou que safety car atrapalhou seu resultado, mas a história é outra. Felipe tinha trocado pneus na volta 39, e voltou em 10º. Na volta 41 entrou o safet-car, sem alternativa Bottas(5º) e Alonso(6º) foram para o boxes(nesse momento Felipe herdou duas posições de graça). Quando Safert-Car saiu na volta 47, o brasileiro era 8º. Quem se ferrou foram Bottas e Alonso que caíram para 9º e 10º. Felipe só teve lucro com o carro de serviço na pista. Na China, Bottas teve problemas de telemetria perdendo rendimento na parte final da prova. Em Mônaco, quebrou o motor quando estava a frente de Massa em oitavo(após 8 corridas, o carro do brasileiro não teve nenhuma pane em classificações ou corridas). No Canadá, Bottas também foi prejudicado na primeira parada de boxes, era 4º mas caiu para 13º por erro da equipe na troca de pneus. Depois na parte final da corrida, o carro perdeu desempenho por causa do superaquecimento, acabou sendo orientado a levar o carro a bandeirada. Lembrando que, o finlandês cede o carro para Nasr em alguns treinos. Outro azar, o contrato é bem claro, Bottas é segundo piloto(quando aconteceu com Rubinho e Massa na Ferrari a chiadeira foi grande). O finlandês disse que realmente existem cláusulas no contrato, e nada pode fazer. O jeito é fazer a diferença na pista, isso Bottas esta fazendo em várias corridas. No Canadá, foi o melhor do resto…

  6. Amarildo disse:

    Massa sempre foi muito rápido, a prova disto é que ele perdia por décimos para os super pilotos Alonso e Schumacher e normalmente vencia o Raikkonen, o grande problema do Massa é a agressividade que é muito grande, seus carros gastam muito mais pneus, motor, freios e combustível que os seus companheiros de equipe, a mudança do regulamento em 2008 tirando o controle de tração dos F1, tirou muito da competitividade do Massa, mas Massa deverá vencer o Bottas no segundo semestre quando estará mais adaptado a equipe Williams.

  7. Marcelo disse:

    Volta 10 a vantagem de Massa para Hamilton era enorme, abaixo a parcial(total) entre os pilotos:

    1) Massa
    2) Bottas + 1.142
    3) Rosberg + 2.449
    4) Hamilton + 3.591

    Volta 13, parcial entre os pilotos:
    1) Massa
    2) Bottas +1.110
    3) Hamilton + 1.430

    Volta 14, Hamilton vai para os boxes:
    Pit Lane – 22.226
    Pit Stop – 3.5

    Volta 15, Massa vai para nos boxes:
    Pit Lane – 21.896
    Pit Stop – 3.3

    Quando o brasileiro retornou a pista, Rosberg(com pneus novos já aquecidos) estava a frente, normal porque foi o primeiro da turma a parar e voltou bem mais rápido. Felipe ainda voltou a frente de Hamilton, porém, três curvas a frente perdeu a posição para o inglês(imperdoável). Lewis ultrapassou Massa de forma muito fácil, acredito que ele não esperava a manobra do inglês. Curiosamente, nessa volta de aquecimento de pneus, Felipe andou no mesmo ritmo do inglês. A imagem mostra Lewis ultrapassando um retardatário, em seguida ‘corta’ e mostra Bottas entrando nos boxes na volta 16:
    Pit Lane – 21.133
    Pit Stop – 2.1

    Nesse momento importante da prova, a Globo faz um “grande favor”, corta a imagem da corrida pra mostrar entrevista com Nasr(podia deixar só o áudio). Quando a imagem retorna, a ordem era: PER, ROS, BOT, HAM, MAS. Agora vem a parte curiosa, na volta 13, Hamilton estava atrás de Massa 2.540, seu Pit Lane foi o pior dos três, mas no final conseguiu superar Felipe na pista graças a ultrapassagem surpresa! Acredito que Massa perdeu tempo antes da entrada de boxes, e parada mais lenta de boxes. A Williams foi 0.763 mais lenta nos boxes em relação a Bottas, mas Felipe tinha cerca de 1 segundo a frente do finlandês antes da parada. Por outro lado, se Bottas levou vantagem com uma troca rápida, ele tinha uma defasagem de +1.110 em relação a Massa na volta 13. Também foi o último a parar, e todos sabem, quem para por último perde mais tempo. Bottas deve ter feito uma volta muito boa antes de sua parada(justamente quando Massa aquecia pneus), com pit mais rápido o finlandês voltou a frente de Hamilton e Massa. Não foi só culpa da Williams nos boxes, Massa perdeu muito tempo em algum lugar na pista. Antes da parada Massa liderava a frente de Bottas, Rosberg e Hamilton, acabou perdendo três posições, muita coisa! Pérez que era líder nem conta porque vinha em outra estratégia bem diferente. A Mercedes sabia que a Williams ai fazer uma estratégia mais conservadora, por isso começou atacar antes, primeiro chamando Rosberg para os boxes, depois Hamilton. Estratégia funciona somente se equipe e piloto se ajudam, um acelerando tudo na pista, outro fazendo troca de pneus de forma rápida. Williams e Massa perderam milésimos preciosos, foi o suficiente para Bottas voltar a frente, paciência! O brasileiro fez uma corrida muito boa, mas Bottas foi melhor. Felipe vai ter outras chances de pódio, esse carro da Williams vem evoluindo bem nas classificações e corridas. O time pode até brigar pela terceira posição no mundial de construtores, esta apenas 13 pontos da Ferrari. Bottas tem apenas 27 corridas na F-1, até agora não cometeu uma pixotada na pista, única colisão que abandonou sequer teve culpa, Massa pegou um companheiro jovem, veloz, preciso e cerebral.

  8. GILBERTO disse:

    concordo contigo Marcelo, muito bem colocado! Parabéns!

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s