Fórmula 1 perde espaço na TV Globo

F1
Com os índices de audiência caindo ano a ano, as transmissões da Fórmula 1 sofrem mais um duro golpe: A partir de agora a classificação terá apenas os 12 minutos finais transmitidos ao vivo pela Rede Globo, com a íntegra dessa importante fase ficando a cargo do seu canal esportivo a cabo SporTV, nessa lebre levantada pelo site Grande Prêmio.

O fato é que no GP da Áustria, por exemplo, a sessão classificatória fez a Globo amargar uma derrota para a Rede Record (veja aqui), assim como na corrida do Canadá (veja aqui) de não termos um brasileiro arrebanhando vitórias e lutando pelo título também contribui claro, visto que grande parte do nosso povo não gosta exatamente de corridas, gosta sim de gente vencendo seja onde for, por isso a moda dos esportes muda tanto: Tênis nos tempos do Guga, MMA com o Anderson Silva etc, assim quando o ciclo de prosperidade de um atleta excepcional acaba, o interesse do público pelo esporte – e a audiência – cai.

Sobre a F1 e a Globo em si, vamos lembrar que apesar do recente reforço de Rubens Barrichello ao lado de Reginaldo Leme, Luciano Burti e Galvão Bueno e o tempo extra antes das largadas nos Domingos, sempre que tem futebol no mesmo horário eles já não hesitam mais em cortar a transmissão das corridas pois a diferença de ibope é sempre favorável ao maledeto futebol, como vimos em casos recentes, então esse novo revés não é de todo uma surpresa, embora seja lamentável.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

globo

Verdade seja dita: os índices de audiência de toda a TV aberta vem caindo ano a ano, não só os das corridas: Na última década a TV aberta perdeu mais de 25% de sua audiência para outras mídias, como internet e TV´s a cabo, segundo informava já em 2012 o jornalista Ricardo Feltrin (leia aquie nos 2 últimos anos essa sangria certamente se aprofundou.

Meus amigos, já lhes falei muitas vezes no meu Twitter: comecem a gostar DAS CORRIDAS e menos dos pilotos, pois infelizmente eles sempre terão fases boas e ruins ou mesmo partirão com o tempo e se vocês gostam das corridas em si, não terão decepções com os pegas dos 22 pilotos do grid, seja de que países forem e se calhar de um deles ser brasileiro, ótimo, será um bônus.

Enfim, mais do que nunca os LINKS de TV por streaming que sempre disponibilizo aqui no blog para você ver as imagens ao vivo pelo seu computador (nessa quinta publico de novo) ganham importância para quem quer acompanhar a categoria na íntegra e ao vivo. Espero que essa novidade não venha para ficar (mas acho que vai), pois o próximo passo seria eliminar o sábado de uma vez das transmissões da TV aberta e  no futuro as próprias corridas, que ficariam restritas à TV a cabo, como já acontece em muitos países da Europa.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

38 respostas para Fórmula 1 perde espaço na TV Globo

  1. por isso gosto de corridas e de alguns pilotos, sem bairrismo e nacionalismo barato, torço para quem tem a faca nos dentes.

  2. MARCIO FABIANO disse:

    Tenho achado as transmissões da Globo bem ruins e o Sportv tem feito um ótimo trabalho, menos quando colocou o Fábio Seixas pra comentar… não agradou muito, ferrarista ferrenho, fala mal dos brasileiros… o considero pouco imparcial. Creio q independer da Globo, que coloca futebol a frente de tudo, vai é fazer bem para a qualidade das transmissões. Poderia a Globo deixar de passar até a corrida, seria um ganho.

  3. Mas o Sportv vai transmitir no mesmo horário da tv aberta? Porque o Sportv só transmite VT! (A globo não permite. Raios!!!)

  4. fabio de souza disse:

    A F1 perde audiencia ano a ano no mundo todo.Acho q acontece com muito esportes.As pessoas hj tem outras distrações e muitos dos fãs antigos , como eu, se frustra em saber q o cara ultrapassa graças a um truque aerodinamico e q o piloto influi pouco no desenvolvimento e acerto dos carros.As restrições de regulamento deixam todos iguais nivelando por baixo, já q o cara não pode andar no limite pq tem q economizar pneus, por exemplo.Os carros tambem são muito parecidos e ha pouco espaço pra inovações , o q dava a graça de ter equipes com soluções diferentes.Outra coisa q pega, são algumas pistas “seguras” demais, com traçados sem graça.Areas q antes seria fora de pista foram asfaltadas e o cara não anda dentro do traçado se não quiser, o q facilita aos mais limitados.Assisto NASCAR, Indy, o Tudor, motogp e Superbike e o q dá :).Mas a F1 precisa mais de fator humano fazendo diferença.Este era o barato da categoria.
    Abraço!

    • Anônimo disse:

      Não, há uma carência por parte de nós brasileiro pois não tem mais um piloto que defenda nossa nação, creio que na Alemanha, Austrália(se não me engano) e Inglaterr o IBOPE deve estar em alta, mais mesmo assim prefiro assistir a F1 mesmo sem o nosso Felipe “Passa”.

  5. A Fórmula 1 na TV talvez se transforme na MotoGP. A Globo adquire os direitos mas só o SporTV transmite. Uma pena.

  6. Lauro Aidar disse:

    A Formula 1 passou a ser quase um autorama ou a ter controle remoto. Ao piloto, basta controlar o volante pois até as curvas são controladas pela telemetria. Piloto já não tem muita importância desde que tenha o carro acertado.
    Ou eles voltam a Formula 1 à realidade das ruas ou a audiência vai acabando no mundo inteiro. Saudades de Piquet, Arnoux, Gilles, Senna, Mansell, Prost, entre outros. Eles acertavam o carro, pneus, etc. Quem sabe pensem nisso.

  7. Fernando Oliveira disse:

    A Globo sempre faz isso. Nao ta nem ai pros telespectadores.
    Infelizmente o que da audiencia e novela e BBB.
    Se pelo menos houve alternativa ao vivo sem Galvâo ou pior ainda Cleber Machado narrando F1. Fora de brincadeira ele narrou gol quando houve uma ultrapassagem… Ridiculo

    • José Inácio disse:

      É a TV inteira que perde audiência. Para você ter uma ideia a primeira final do BBB deu 59 pontos, a do BBB 15 apenas 22,6. Até as poderosas novelas das 8 ficavam na casa dos 50 e hoje estão nos 30. As outras emissoras idem.

  8. Fernando Oliveira disse:

    Gosto da F1. Independente dos brasileiros. A epoca do Massa ja foi e depois do Senna nunca houve brasileiro na pista pra valer. Mas curto as corridas desde o pimeiro treino livre e durante todo o campeonato. Isso é a historia do esporte pra quem gosta.

  9. mas eles não são obrigados pelo contrato a passar ao vivo na tv aberta o treino na integra???

  10. Fernando Oliveira disse:

    E algum contrato obriga a Globo a alguma coisa?

  11. Acho que ainda não chegou a hora dessa mudança. O treino classificatório e a corrida vão ao ar nas manhãs de sábado e domingo, dias 19 e e 20, ambos às 9h (horário de Brasília). veja o link: http://redeglobo.globo.com/novidades/esportes/noticia/2014/07/formula-1-acompanhe-emocoes-do-gp-da-alemanha-neste-domingo.html

  12. Lucas Gabriel Danielato disse:

    É só o treino ou a corrida também? Por que se for assim, aí pode parar.
    Só por causa que nao ficou em primeiro em audiencia.
    Olha, todo esporte envolve dinheiro agora, nada é feito com honestidade, por diversão e entretenimento para animar as nossas manhas de sábados e domingos.

  13. Eduardo Loner disse:

    A Globo não tem direito de reclamar, tem que aceitar e agradecer!
    Sempre IMPÔS o futebol acima de qualquer coisa e infelizmente temos que amargar essa m…@!

    Até onde me lembro também, em 2010 após o término da Copa da Africa do Sul, Galvão Bueno anunciou a própria aposentadoria em 2014 ao final da copa no Brasil… Enfim, ele não é o DONO dos direitos de transmissão da F1 no Brasil mas é a referência que temos.

    Espero que pelo menos o mesmo espaço que a F1 tem atualmente na TV aberta passe a ter no canal fechado. O material humano é excelente, muito me agrada assistir Sérgio Mauricio, Lito Cavalcante nas transmissões da FIA GT Series, entre outras, com Reginaldo Leme principalmente na cobertura da Stockcar e se somar Rubens Barrichello, Luciano Burti e Mariana Becker da F1, qualidade teremos, basta que queiram manter a transmissão com alto nível!

  14. vini disse:

    Quer melhorar o ibope e a F -1 ???? Acaba com pilotos PAGANTES

  15. O Lito Cavalcanti acabou de confirmar via twitter que, realmente, só o canal sportv vai transmitir o treino na integra. Agora! só lamentos!

  16. David disse:

    tenho certeza que a Band adoraria transmitir a F1… ou a record!!

  17. Professor disse:

    No terceiro parágrafo aparece a palavra ” exitam”. Não seria “hesitam”, do verbo hesitar?

  18. Andre disse:

    Sou uma pessoa que gosta de acompanhar o esporte. Se tiver um brasileiro, ou um estrangeiro de grande destaque, melhor ainda, no entanto gosto é do esporte.Por isso lamento muito essa informação.

  19. Alixandro disse:

    Que fim, hein!!
    A F-1 está morrendo junto com a carreira do Galvão.
    Acho que o problema da F-1 é a mudança constante de regulamento desde que o Schumi passou a ganhar tudo.
    Esse ano já querem mudar as regras de novo para dar chance ao Vettel de ser penta (acredito q isso ocorra ano q vem caso mudem o regulamento).

    No fim das contas, uma pena, uma lástima… as vezes, eu me perco vendo no youtube, corridas dos anos 80 e etc.

  20. Gostei bastante das últimas corridas com o Sérgio Maurício narrando. O trio com ele o Rubens e o Burti é o melhor e fica mais bacana assistir.
    Acho que a primeira coisa que deveriam fazer é manter essa equipe já que com o Galvão não dá mais.

  21. Marcelo disse:

    Formula Um a menos na tv aberta, azar do povão, é um evento mundial a menos na tv. O destino da F-1 é o mesmo da Moto GP e Stock-Car, tv a cabo. Lado bom é que existe internet, posso assistir a classificação completa no PC, não perco nada!
    Quem não pode pagar assinatura apela para aparelhos pirata pra ver tv a cabo. A Globo esta diminuindo Formula Um na programação? Azar dela, é mais um motivo pra boicotar o canal, menos audiência pra emissora.

  22. Ailton disse:

    Na minha opinião, a baixa de audiência da globo na f1 se deve à três pontos:
    1.O brasileiro de anos atrás não gostava de assistir f1… ele gostava de ver um brasileiro vencer. Como não vemos isso hoje, a lógica é que a audiência realmente diminua… apesar de que ela está despencando.
    2.Ao boicote feito a emissora após ela demonstrar seu total apoio a homosexualidade e outros assuntos polêmicos com suas novelas e programas que não contribuem em nada com a decência e os bons costumes. Com isso a rede globo passou a ser chamada de globo lixo. Eu mesmo evito dar audiência a globo lixo de televisão, mas infelizmente sou apaixonado por f1, e f1 só passa na globo. Compartilho da decisão de muitos que quando algo passa em canais diferentes, com por exemplo futebol, eu assisto em qualquer canal que seja a globo.
    3.A f1 de alguns anos atrás era muito mais emocionante e disputada do que hoje. 2014 tem sido o pior ano com relação a disputas e isso se deve não a mudança das regras, mas a engemonia da mercedez. O final de semana da f1 já começa e o telespectador já sabe qual equipe vai ganhar a corrida, só falta saber qual o piloto… Hamilton ou Rosberg. Eu mesmo já deixei de assistir corrida no meio dela por achar chato. A mercedez está anos luz das outras e tudo isso também contribui para que a f1 se torne uma chatice.
    Se a globo não transmitir mais f1, pra mim não tem problema. Tenho tv a cabo, mas mesmo se não tivesse, hoje existe a internet que te proporciona encontrar diversos canais para assistir não somente f1, mas diversos outros esportes.

  23. lindemberg disse:

    Independente de piloto Brasileiro ou não, gosto de F1. Digo ainda que depois de Piquet e Sena, ~esses Brasileiros que apareceram nunca fizeram nada além de serem escudos da Ferrari.

  24. Regis disse:

    A TV globo é uma empresa séria. nunca faria isso e nem fará; Ja procurei na internet e nao vi nada sobre essa merda que tu falou. só tu quem viu isso air pra inventar

  25. Fabio Pereira disse:

    A F1 indo para a TV a cabo e sendo narrada pelo Edgar Melo Filho. Aí eu volto a assistir.

  26. Miranda disse:

    Sinceramente, a transmissão do SporTV é excelente, tanto narrador como comentarista, principalmente o conhecimento do Lito Cavalcante.

  27. Pingback: F1 na Globo continua mal… | JOSEINACIO.COM

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s