Quatro Rodas: Globo desiste da F1 a partir de 2015

F1 globoA revista Quatro Rodas soltou a bomba em seu site: Rede Globo desiste da Fórmula 1 a partir de 2015!

Prosseguindo na matéria, eles afirmam: “A Globo não vai mais transmitir ao vivo, a partir do ano que vem, as provas do circuito mundial de Fórmula 1. A medida já está acertada com a FOM (Formula One Management), entidade que gerencia as atividades comerciais da modalidade no mundo.”

A razão da desistência, podemos elocubrar, seria a baixa popularidade da categoria junto aos seus telespectadores num cenário de disputa por audiência de TV cada vez mais competitivo, onde a Rede Globo é constantemente acossada pelo SBT e pela Rede Record nos horários que dedica à transmissão da Fórmula 1, conforme já falei a respeito AQUI (leia!).

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Um fator que certamente influencia nessa razão anterior é o fato de não termos nenhum piloto brasileiro disputando vitórias ou o título, especialmente se lembrarmos que a própria Rede Globo e parte da imprensa sempre se valeram desse eficiente recurso nacionalista para atrair audiência, sendo criticada por alguns por não criar ou aprofundar no telespectador um interesse real pelas corridas e disputas em si, independente da nacionalidade dos pilotos, e quando ficamos com pilotos no grid sem condições disputar o título após muitos anos, a falta desse recurso pesaria mais junto a um público (mal)acostumado a esperar nada além de sucesso.

Ainda segundo a matéria, a transmissão ao vivo da Fórmula 1 seria repassada ao canal a cabo SporTV como já acontece com os treinos livres e mais recentemente classificações e até mesmo corridas, quando estas coincidem com o horário de transmissão de algo que a Globo julgue mais importante.

A notícia, se confirmada, é preocupante, pois tirar a categoria do canal aberto de maior audiência do Brasil certamente implicará numa enorme redução na exposição dela ao público, que assim passará a ter ainda menos contato e identificação com o automobilismo, já que a Stock-Car também saiu recentemente da programação da Globo, com exceção de 2 etapas.

ATUALIZADO 1: Mais tarde a Quatro Rodas atualizou e mudou o seu texto, agora tirando a certeza da desistência a colocando esse cenário apenas como uma possibilidade ainda não definida e explica o porque da mudança: “A emissora negou a informação. A Comunicação da Rede Globo diz que a Fórmula 1 continuará na grade da programação, sem confirmar se o formato de transmissão ao vivo das corridas e dos treinos qualificatórios será mantido.” Leia a matéria original da Quatro Rodas AQUI – repare como no link o título original ainda afirmando a desistência permanece inalterado.

ATUALIZADO 2: O jornalista Daniel Castro, da UOL, traz notícias muito alentadoras sobre o assunto: “Apesar da queda na audiência, a Globo manterá as transmissões ao vivo dos treinos e das provas do campeonato de Fórmula 1 de 2015. Segundo um alto executivo da emissora, a rede adquiriu no ano passado os direitos até 2020 e é obrigada por contrato a transmitir todas as provas, sob pena de multa. Além disso, já negocia com anunciantes a renovação dos patrocínios para 2015, o que deve concluir até outubro.” leia o texto original da UOL AQUI.

Tomara mesmo que essa saída negociada da Globo não se confirme, pois embora goste muito das transmissões de Sérgio Maurício e Lito Cavalcanti na SporTV, o poder de divulgação da Globo ainda pesa bastante – embora essa transição da TV aberta para a TV à cabo me pareça ser apenas uma questão de tempo, uma vez que já ocorreu em vários outros países…

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

20 respostas para Quatro Rodas: Globo desiste da F1 a partir de 2015

  1. henrik disse:

    E uma pena mas se acontecer , prepare-se Jose Inacio pois , uma enxurrada de fãs passará a acessar seu blog,que disponibiliza os links das transmissões,como eu ja faço ..quanto a globo, essa emissora fará tanta falta para mim quanto eu faço pra ela, nenhuma, a anos que a unica coisa que assistia era a F1 e mesmo assim muitas vezes preferia ver as transmissões gringas..

  2. joão disse:

    eu protesto, fórmula 1 é meu esporte preferido sempre aconpanhei esse esprte desde os 4 anos de idade hoje tenho 13, isso é inaceitável.

  3. das raras coisas que ainda assisto na TV aberta é a fórmula 1 e o globo esporte. Filmes, documentários e shows, so na tv a cabo ou internet..

  4. Fábio disse:

    O fato é que Reginaldo leme e Chatao Bueno estão desatualizado, e a incorporação de Burti e Rubinho, etc…está um porre de chatisse. Isso aliado a falta de Senna, saída de rubinho da Ferrari, safadeza de Nelsinho, trapaiadas de Felipe…fica o povo automobilístico brasileiro descontente nas manhãs de domingo mesmo. Sem falar que a categoria vive de um V6 turbo xoxo e manso e pilotos robóticos com regulamentos onde td é punição pra gerar multas pros cofres FIA. Ai a Globo vive de lembranças da era romântica lauda Piquet mansel senna prost. Fim é um acerto.

  5. Ayrton disse:

    nada melhor do que a rede bobo fora da F1 ,para quem acompanha o esporte na Brasil. Isso abre espaço para canais especializados ,como o SpeedTv,cujos direitos a rede bobo comprou para o Brasil e não permite que va’ ao ar ,para impedir concorrência de quem e’ do ramo. Mesmo a Sky faz transmissões para a América Latina em um nível bem superior.Chega de pavchequismo.VAZA BABÃO BUENO!

  6. Farid Salim Junior disse:

    Creio que esta queda de audiência seja também por causa da queda de qualidade dos comentaristas. O Luciano Burti e o Rubens Barrichelo são ótimos pilotos, mas péssimos comentaristas – sempre cheios de cuidados para não falar mal de qualquer coisa, criticar alguém, ou alguma equipe, por exemplo – que demonstram conhecer muito, mas com muita dificuldade para verbalizar seus conhecimentos, o que o Reginaldo Leme tem de sobra. E, ele tem ótimas fontes na F1, de onde extrai grandes furos (lembrem-se do escândalo de Cingapura, exclusividade mundial dele). Quem está ultrapassado é o Galvão Bueno, com seus jargões antigos e suas cascatas históricas, em um modelo de narração idem, omitindo verdades e expondo apenas o que lhe interesse. E, como só temos o Massa, que está em uma ótima equipe, mas que atravessa péssima fase, sofremos com o vício de vitórias, numa hora em que mais o brasileiro precisa de apoio…

  7. Carlos disse:

    Acho que a volta do Barrichelo em 2015 traria mais audiência…

  8. Andre disse:

    Brasileiro tem o péssimo hábito de gostar do atleta, sendo que que o certo é gostar do esporte. Nada sobrevive assim. Vejam o futebol, cuja audiência cai ano a ano.

  9. Marcos disse:

    Eu acho que a internet está acabando com a televisão…Quanto aos comentaristas tanto o Burti como o Barrichello são ótimos dominam o inglês, tem raciocínio lógico, conhecem como funciona mecanicamente os carros e também as regras da F1, já o Galvão Bueno também é ótimo tem raciocínio rápido, talvez o defeito é ser muito nacionalista. Já o Reginaldo Leme é fraco, tem deficit de atenção, memória fraca e a maioria de suas análises são risíveis, mas o Leme tem a vantagem de ser ótimo caráter, todo mundo que conhece ele adora ele.

  10. Marcotronics disse:

    Vamos esperar 2015. A Rede Globo deve estar fazendo parte de um protesto junto com outras emissoras a fim de forçar uma melhor competitividade da categoria. Quando em 2012 tivemos vários vencedores diferentes em provas seguidas. Foi muito bom para o Show.

  11. LenneF1 disse:

    Não precisava sair toda a globo, só o Galvão já seria perfeito! rs

  12. Dirceu D'Angelo Júnior disse:

    Só assisto F1 na globo qd não tenho a opção da sportv, pois o Sergio e o Lito dão um show de transmissão, apesar do conhecimento inquestionavel do Reginaldo. Mas quem consegue comentar alguma coisa com o Babão Bueno? Podiamos ter esta opção de escolha. E eu ficaria incondicionalmente com o Sergio e o Lito. Que esta dupla continuem assim, profissional e atuante

  13. johnny Caetano disse:

    José…. Realmente se for dessa for
    A será uma grande perda p nós amantes de automobilismo… Mas eles já estão fazendo isso aos poucos… Ultimamente os treinos classificatórios são transmitidos pela metade…. Ou seja só o final do Q2 e o Q3… Lamentável que antes do treino passa uns desenhos ridículos q nem meu primo de 5 anos quer ver…O GP das Américas não é transmitido ao vivo por causa do campeonato brasileiro… Realmente. A globo não julga que é importante p a programação a transmissão da F1. Ela prefere passar desenho ou jogo… Muito lamentável

  14. Eu acho ótimo, não ter Galvão e aquela gente lá narrando vai ser ótimo. E F1 deve ser transmitido por alguém que entende do assunto. #Lito é um exemplo.

  15. Anônimo disse:

    A TV Globo colocou o chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, para negar as informações veiculadas pelo site da revista Quatro Rodas, de que deixaria de exibir as provas da categoria em 2015, passando estas transmissões para o seu canal por assinatura Sportv.
    O dirigente garantiu, em reportagem exibida nesta quinta-feira (7) pelo programa Globo Esporte que o contrato vigente será cumprido até o ano de 2020.

  16. Paulo Martins disse:

    O Galvão Bueno é excelente, não sei porque muita gente (no Brasil) não gosta dele…Ele é sempre positivo com o Massa, Rubinho, Nelsinho Piquet. Até o Nelsão Piquet ele tolerava, mesmo ele falando muito mal do Galvão. Eu concordo com o Marcos, o Reginaldo tem QI 80, insuficiente para um comentarista, mas segundo os testes de QI nosso povo tem QI 87, talvez por isto é tão admirado, já que a maioria do nosso povo não consegue entender o que é FRIC, arrasto aerodinâmico, ERS, se o Reginaldo estivesse na Inglaterra onde o linguajar dos comentaristas é muito técnico seria considerado um humorista. Gosto de gente que fala a técnica do F1 como o Rubinho, o Burti, o Bob Sharp, o Edgar de Mello Filho. O próprio Piquet falava muito tecnicamente. Tenho certeza que Japoneses ou Alemães que tem QI acima de 100 compreenderiam esta linguagem, mas no Brasil tem que ser assim mesmo, o comentarista tem que falar como se nós fossemos crianças de 12 anos de idade.

  17. Anônimo disse:

    Graças a Deus!!! nem desse lixo de apresentação eu gosto, até que enfim Reginaldo Leme não vai mais ser interrompido pela falta de Educação do Galvão Bueno.

  18. anônimo disse:

    o fato é que no Brasil, a Globo pensa que todo mundo gosta só de futebosta. não é assim não.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s