FIA proíbe instruções por rádio – vai funcionar?

volante2 A FIA resolveu proibir que as equipes instruam seus pilotos sobre como melhorar sua pilotagem através de informações via rádio, de modo a se fazer cumprir mais claramente a regra já existe no artigo 20.1 que diz que “o piloto deve pilotar o carro sozinho e sem auxílios”.

“Assim”, disse Charile Whiting, o diretor de corridas da FIA, “nenhuma conversa dos boxes para o piloto deverá incluir qualquer informação em relação ao desempenho do carro ou do próprio piloto”, lembrando ainda que passar a mandar esse tipo de mensagens pela tela do volante, por exemplo, também não será possível, já que “informações de dados dos boxes para os carros também já são proibidos pelo artigo 8.5.2 do regulamento técnico.”

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Mas será que essa mudança de atitude da FIA vai levar realmente ao fim da transmissão dessas informações? Será o fim também, do uso das famosas placas informativas na frente das retas dos boxes? E o que impedirá as equipes de criarem códigos que digam na prática as mesmas coisas que antes, ainda que com menos precisão? Outra pergunta que precisa de resposta: como divisar precisamente uma informação técnica ou de segurança de uma dica de desempenho? Se um piloto perguntar da previsão do tempo para sugerir a troca de um pneu slick por um de chuva porque uma chuva está chegando, a equipe poderá responder ou isso será encarado como “ajuda” e “dado externo”, e o piloto não saberá até que a pista esteja sob as gotas d´àgua?

volanteHonestamente não acho que os pilotos precisem tanto de grande parte dessas informações todas nem que a categoria sairá perdendo muito (na Fórmula Indy com os spotters nos ovais, entretanto, isso seria inviável), pois antes dos rádios os pilotos se viravam, mas acho que a FIA poderia ter focado antes, por exemplo, em reduzir drasticamente as centenas de ajustes eletrônicos que os pilotos tem que fazer várias vezes por corrida em seus mega complexos volantes para não muito mais do que meia dúzia de opções, valorizando assim os pilotos que acertam melhor seus carros nos treinos de sexta e sábado e a capacidade de adaptação deles ao longo das corridas.

Vamos ver, nos próximos meses, como a coisa vai funcionar e como equipes e pilotos vão se adaptar à essa nova realidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para FIA proíbe instruções por rádio – vai funcionar?

  1. Phillip disse:

    PÉSSIMA DECISAO , a apuração de dados e transmissao piloto – box , eleva o nivel de desempenho e consequentemente o nivel da categoria. Mais um retrocesso na categoria

  2. Rafa Ben-Hur disse:

    Cara, seguinte… O artigo veda o “auxílio aos pilotos quanto à pilotagem”. Sendo assim, dados como previsões de tempo, diferença entre pilotos e estratégias de entrar em boxes estão liberadas. É proibida a comunicação onde a equipe informa ao piloto onde se pode tirar mais tempo, onde se deve acelerar mais, em qual ponto deve-se usar certa marcha e ajuste eletrônico. No que tange à informações comuns, está liberada a comunicação.

  3. Edson W.L. Pereira disse:

    Penso que não irá mudar significativamente, uma vez que em vez de as equipas darem indicações precisas, pelo menos para os ouvidos dos espectadores e comissários de pista, simplesmente irão fazer como fazem em alguns casos que são os códigos de corrida previamente combinados e trabalhos. Mesmo que não haja comunicação via rádio uma simples indicação no muro das boxes através dos painéis com um código específico irá dar a informação que o piloto quer. Penso que existem outras coisas com que realmente a FIA deveria preocupar-se como o ridículo que é agora os pilotos serem penalizados por gastos excessivos de combustível. Simplesmente Ridículo, bem como outras medidas até agora tomadas em que fixam um teto para os orçamentos das equipas. Toda gente sabe que a F1 é tecnologia de ponta é desenvolvimento e quem não tem dinheiro não pode ir para lá.

  4. Anônimo disse:

    os ajustes eletrônicos tinham que ser banidos, isso sim… e também concordo que o box não tem que ficar dando dicas de (na curva 3 se freiares mais tarde, ganhas tempo), isso o piloto tem que saber, se não souber, não é bom piloto, e deve perder vaga na F1, onde supostamente se concentram os melhores pilotos do mundo… os ajustes e as informações dos boxes nivelam os pilotos, deixando a F1 somente uma disputa entre carros, o que é terrível…

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s