Alonso no olho do furacão – Rumores pós-GP de Singapura

hamVamos à atual rodada de rumores de bastidores pós-GP de Singapura, um menos provável que o outro, mas nem por isso totalmente descartáveis haja vista que não sabemos o que se passa na cabeça dessa turma envolvida.

Na pior das hipóteses rende um bom papo sobre “silly season” numa roda de amigos – até saírem outros daqui uma  ou duas semanas… Após a relação dos rumores segue minha opinião sobre os mesmos.

  • O zum-zum-zum do momento é que Fernando Alonso teria avisado a Ferrari que não continuaria na equipe em 2015. O chefão da Ferrari também não ajudou muito a abafar os rumores dizendo que Alonso continua na equipe em 2015, “por enquanto”.
  • Já o pouco acurado jornal espanhol Marca veio com a curiosa teoria de que se Hamilton realmente sagrar-se bicampeão a Mercedes poderia trocá-lo com Fernando Alonso da Ferrari…
  • Mas também começou a circular rumores apontando que o espanhol poderia tirar um ano sabático – como Alain Prost em 92 e mesmo que Briatore gostaria de levá-lo à Lotus com os motores Mercedes…
  • Por outro lado o rumor de que Vettel é quem iria para a McLaren e Alonso para o seu lugar na Red Bull continua sendo reciclado.
  • Seria esperado o anuncio oficial de pilotos da equipe McLaren para o GP do Japão (daqui duas semanas) e dizem que os japoneses tentarão seduzir o espanhol até lá…
  • Button, entretanto, continua com esperanças de continuar na equipe e segundo outros rumores, estaria mais tranquilo, indicando que já saberia que ficará na equipe no ano que vem.
  • Também há o rumor que a Mercedes já teria prontas nas modificações para seu motor 2015 novidades que incluiriam uma melhora na sua confiabilidade e um ganho nada desprezível de 40 cavalos de potência.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

aloO que eu acho desses rumores: Primeiro que nunca eles tem um autor, sempre surgem em sites como “rumores de bastidores” assim, bem vago. Segundo, quanto a esses rumores em si, acho mais improvável o que aponta a chance de Fernando Alonso ir para a Red Bull pelas razões que já abordei AQUI quando esse rumor primeiro surgiu tempos atrás.

Quanto à possibilidade dele ir para a McLaren, aí sim seria algo possível, já que a equipe inglesa realmente o quer, mas seu contrato com a Ferrari até 2016 poderia ser um fato que dificulte a troca, mas que em última análise o dinheiro da Honda corrigiria. Só que a impossibilidade dos ingleses garantirem um melhor desempenho em relação aos italianos seria um dificultador ainda maior, pois Alonso não iria querer trocar seis por meia-dúzia, ou pior, seis por cinco, dado que a McLaren tem sido regularmente pior que a Ferrari nos últimos 2 anos. Se eu fosse Alonso, ficaria na Ferrari pelo meno até o ano que vem, quando o recém contratado James Allison, da Lotus, terá concebido seu primeiro rebento.

Sobre Button, sua continuidade é provável, já que sua equipe não estaria conseguindo sucesso em seduzir pilotos melhores para seu lugar, exatamente pela razão que expliquei no parágrafo acima. Lembro que tanto Button como Magnussen não tem contrato para 2015, então descartá-los não seria o problema e sim substituí-los por alguém realmente melhor. Nesse sentido Vettel ou Hamilton também teriam pouco a ganhar indo para lá e saindo de suas atuais equipes, as melhores do grid, por mais dinheiro que recebam. A McLaren nega que pretenda fazer qualquer anúncio no GP do Japão.

f1-vettel-mclareAgora, sobre a teoria da troca Alonso-Hamilton, não vejo porque Hamilton ou mesmo a Mercedes teriam grande interesse nessa troca, já que para o inglês significaria deixar a equipe campeã com mais chances de manter-se como tal, ao passo que para a equipe a chegada de outro piloto talentoso mas genioso e ainda mais centralizador poderia criar mais confusão interna, além do “causo” do espanhol não contar com grande simpatia do diretor e sócio Toto Wolff.

Para quem quer trocar a Ferrari por um carro melhor, Alonso na Lotus, por mais que ela se recupere em 2015 seria uma aposta de riscos colossais, um potencial tiro no pé. E tiro de bazuca. Se é pra criar teorias absurdas sou favorável que ele vá pra Sauber vez e ajude a reergue-la…(participe, crie aqui o seu rumor sobre Alonso:__________________). O tal ano sabático seria muito difícil de acontecer, só em caso extremo, exatamente pela fome que ele tem em estar num carro competitivo.

mercEnginePor fim, a questão da melhora do motor Mercedes, bem me parece óbvio que eles vão refinar ainda mais seu já excelente motor para o ano que vem, mas quanto ganhariam em confiabilidade e se arrancarão mais 40 cavalos de potência nunca realmente saberemos ao certo, já que essas informações permanecem secretas, mas eles tem uma gigantesca estrutura técnica para isso.

Certeza mesmo é que Renault, Ferrari e mesmo a estreante Honda, já conhecendo os pontos fortes da rival e seus próprios pontos fracos, não deverão repetir o fiasco desse ano. A grande questão é saber se dentro dos 48% de mudanças permitidas por regulamento dos motores para 2015 eles conseguirão reduzir totalmente a desvantagem que os separam dos alemães, mas isso só saberemos na temporada 2015.

Com tudo isso, vale lembrar quem ninguém acreditava que Kimi Raikkonen voltaria para a Ferrari após o fim de 2013 e no entanto lá está ele… Vamos aguardar os próximos movimentos no mercado nas semanas que virão. Clique nas imagens para ampliá-las!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Alonso no olho do furacão – Rumores pós-GP de Singapura

  1. caro amigo José Inácio , quem diria que Hamilton trocando a mclaren por mercedes iria dar certo?eu mesmo achei que fosse suicídio! então acho que alonso na lotos “mercedes”,iria dar pano para manga e não me surpreenderia , também não me surpreenderia se hamilton voltasse para mclárem “honda”dando um ar romântico ,já que o mesmo é fã declarado do grande senna.

  2. Pingback: Caterham sob perigo | JOSEINACIO.COM

  3. Rodrigo disse:

    Que o Alonso vai ser radical para ter um carro que dê condições para lutar pelo titulo eu nao tenho dúvida, até pq a carreira dele tende ao fim, a não ser que ele fique na F1 até os 40 igual ao Nigel, Rubens e Michel. Sendo mais objetivo acredito que a Ferrari voltou aos anos 80 e 90, uma equipe grande com carro médio e acredito que o sangue latino do Alonso ferveu, até pq ele sabe que se tivesse no lugar no Webber o Vettel teria dificuldade para ser Tetra, se hoje seria, por outro lado a contagem regressiva está ligada e ele nao quer continuar perdendo, sendo assim acredito em mudanças, para onde só ele sabe.

  4. César Junior disse:

    O rumor que mais acredito seria Alonso na McLaren, mas ainda assim creio que o mesmo continue na Ferrari que promete melhora para 2015 tendo em vista as mudanças realizadas na equipe durante este ano. A Ferrari precisa do talento do piloto para renascer e o piloto não tem na mira um carro melhor. Acredito nisto.

  5. henrik disse:

    Gostaria que fosse para Mcl… e de preferencia , branca e vermelha…

  6. tdboas disse:

    Ele vai para a Red Bull.
    Não é por causa de um programa de pilotos que eles vão dispensar um piloto que poderia estar ganhando provas mesmo com o Carro deste ano.
    Este ano foi decisivo para provar que o Vettel é um piloto entre Mediano e Top, assim como Massa, Raikkonem, Button….

  7. Abner Bonner disse:

    José Inácio e amigos que aqui já comentaram… na minha opinião os destinos improváveis do Alonso são: Lotus e Mercedes. A Lotus sem dúvida foi o grande fiasco do ano, portanto dificilmente em 2016 ela terá um carro competitivo a ponto de fazer o espanhol brigar por seu 3° título. A Mercedes já tem “problemas” demais com sua dupla (Roberg&Hamilton), uma troca de Hamilton por Alonso ia criar uma divisão na equipe logo de cara, pois é óbvio que o Alonso chegaria na equipe se impondo e Rosberg há tempos por lá, no mínimo ia sair faísca dentro e fora das pistas. Agora as outras equipes: RedBull seria uma troca interessante Vettel por Alonso, tanto pra RBR quanto pra Ferrari, pois ambas teriam pilotos campeões e experientes, mas acho pouco provável, afinal a RBR não desistiria tão fácil assim do seu tetra campeão. A Mclaren hoje é uma incógnita para o ano que vem, apesar da parceira vencedora com a Honda lá no passado (no qual o Brasil sente muita saudade #AyrtonSennaMito) hoje o mundo é outro e a competitividade também, e segundo as informações que vem lá do Japão através dos jornais do mundo inteiro, a Honda ainda não teria conseguido um bom resultado no quesito potência em seus motores, portanto acho que é esse o motivo da coceira na cabeça do Alonso para uma possível troca de cockpitt, porque dinheiro ela já falou que não pesa muito na decisão dele. E por último mas não tão menos importante vem a Ferrari, que há anos promete um carro competitivo para o espanhol e o que se vê é uma grande equipe com um carro mediano (como mencionou nosso colega no comentário acima)… Então acho provável o Alonso continuar na Ferrari (pelo menos mais um ano) ou uma segunda hipótese é ele ir pra Mclaren e lá reerguer a antiga flecha de prata e deixar o seu passado com o Ron Dennis pra trás. Uma coisa é certa, Alonso está com 33 anos , portanto, ele tem que tomar uma decisão certeira, tendo em vista que ele deve correr até uns 37 anos, eu acho né! Vamos aguardar pra ver o que acontece nas próximas semanas.

  8. Pingback: Vettel vs Ricciardo | JOSEINACIO.COM

  9. gerson c barreto disse:

    Acho que o Alonso quer sair da Ferrari e o unico destino possivel e a Maclaren

  10. Pingback: Barrichello de volta a F1, Caterham em reunião de emergência e outros rumores | JOSEINACIO.COM

  11. Pingback: Ferrari e a vaga de Alonso | JOSEINACIO.COM

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s