As duas imagens aqui separadas mostram como a segurança dos pilotos da Fórmula 1 melhorou nos últimas décadas. Acima vemos o inglês Johnny Herbert em sua Lotus no ano de 1991 e abaixo comparamos com o francês Romain Grosjean em sua Lotus 2014 e se torna notável a abissal diferença de proteção para a cabeça, pescoço e mesmo ombros e braços dos pilotos.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
As paredes do cockpit – hoje mais espaçoso – são hoje muito mais grossas e altas, com uma zona macia no entorno do capacete e mesmo as entradas de ar ao lado do carro são obrigatóriamente mais robustas e agora se estendem até a altura do corpo do piloto para amortecer impactos laterais. E em breve deve melhorar mais, com essa parte alta ao lado do capacete (este que hoje é auxiliado pelo hans) sendo ligeiramente estendida à frente. Só não pode agora a FIA continuar a liberar tratores na pista… Clique nas imagens para ampliá-las!
A contrapartida desse aumento de segurança no cockpit é a diminuição da visão lateral do piloto.
E, além da elevação dessa “muralha” no cockpit, pelas duas fotos dá para perceber que a posição dos pilotos ficou mais deitada e baixa (abaixamento de centro de gravidade), o que diminui ainda mais sua visão.
um abraço!
Bem lembrado!
Minha opinião é a seguinte, é claro que não queremos ver ninguém morrer, mas o esporte claramente vai além de disputa por posições, é o quanto um piloto é capaz de ir além e arriscar a sua segurança para atingir e se superar. Outra, vi câmeras atuais colocadas no capacete e gostaria de saber como conseguem enxergar a pista ? Tem esse vídeo do Johnny Dumfries em uma 98T Renault Turbo, e vou te dizer, hoje não chega a 1% disso.
Eu também fico impressionado com esse detalhe nos carros atuais. É muito difícil visualizar a pista, pois praticamente só se vê o horizonte a frente. Mesmo nos jogos de F1 a visão do cockpit é bem limitada.
Esse vídeo do Lucas Di Grassi mostra bem essa dificuldade:
Pingback: Dança das cadeiras da Stock-Car 2015 | JOSEINACIO.COM
Gostaria de ver o kobayashi correndo em uma equipe de verdade. Depois da toyota, ele so correu em equipes onde era necessario patrocinar, e ele nao tem isso…quem sabe, se tivesse essa tranquilidade “financeira”, ele teria mais sorte…ou teria um carro melhor na equie…