Como quase todos se lembram, Michael Schumacher disputou 11 temporadas pela equipe Ferrari, vencendo 5 delas entre 2000 e 2004. Mas Schumacher, assim como Eddie Irvine chegou à Scuderia ainda em novembro de 1995 e como o carro novo do ano que vem ainda não estava pronto, tiveram o prazer de acelerar o modelo 412T2 que Gerhard Berger e Jean Alesi – ambos de saída para a Benetton – haviam usado na temporada anterior, o último carro da Fórmula 1 a utilizar um motor V12.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Ele testou esse carro em com o dois motores: o orginal 3.0L V12 e protótipo do novo bloco 3.0L V10 mas vemos nas imagens do vídeo abaixo que ele acelerou também o modelo 412T1B, de 1994 com o motor maior, de 3.5L igualmente V12.
John Barnard, projetista desses carros disse que assim que Schumacher acelerou o modelo 1995 com 12 cilindros ele foi mais rápido do que Alesi e Berger e quando saiu do bólido da Ferrari teria dito que com ele teria sido mais fácil vencer o campeonato daquele ano (que acabara de vencer com sua desequilibrada Benetton-Renault). Abaixo segue um vídeo e mais uma foto desse histórico teste invernal na pista de Paul Ricard:
Fantastico!
Saudade dessa época, mais braço, menos carro, disputas acirradas… é uma pena que a partir dai, a F1 deixou de ser o que era..
Concordo cara !! Além de Schumacher pilotos com Trulli, Fisichella, Jacques Villeneuve, Panis, Irvine, Frentzen, Hakkinen e Barrichello,mesmo com carros médios tínhamos ultrapassagens disputadíssimas !!!
isso é que é motor… ou motores!
Além dos motores,os carros desta época eram bem mais bonitos do que esses cortadores
de grama de hoje.
Engraçado o Schumacher diz que o carro de 1995 da Ferrari era superior ao da Benetton de 1995 do qual foi campeão. Só que a Benetton de 1995, que tinha como diretor técnico Brown e chefe de aerodinâmica Byrne ganhou facilmente o campeonato de 95 o Schumy fez 102 pontos quase o dobro dos pontos do segundo colocado a Williams de Damon Hill Um massacre.
Já em em 1996 a Ferrari que usava basicamente o mesmo chassis da Ferrari de Barnard de 1995 porém com um motor V10 não foi bem Schumacher fez apenas 59 pontos quase a metade dos pontos de Hill da Williams.
Conclusão a Ferrari de Barnard não era competitiva…principalmente em pistas de baixa velocidade ou que exigisse muita aerodinâmica, agora se a pista tivesse muita reta com chicanes os Ferrari de Barnard eram fortes…já as Ferrari de Byrne e Bronw eram carros mais equilibrados.
.
Pingback: Os primeiros testes de Alesi e Berger na Benetton | JOSEINACIO.COM
Está certo. Até 1994 aquelas asas maiores eram permitidas e as equipes usavam em pistas travadas como Aida, Mônaco e Hungria