Todos já leram a versão oficial da equipe McLaren para o acidente de Fernando Alonso no último dia da sessão passada de testes em Barcelona que diz que o piloto simplesmente perdeu o controle do carro num incidente típico, auxiliado também por um vento forte no momento. Só que não é bem isso que emerge das bocas de quem estava em Barcelona ou viu ou ouviu o acidente…
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Para começar, Sebastian Vettel, que estava em sua Ferrari bem atrás da McLaren de Alonso, disse que o espanhol percorria normalmente a trajetória da curva – ele nem estava registrando voltas rápidas, no limite do carro – quando de repente seu carro deu uma guinada em direção ao muro interno da curva, num movimento classificado pelo campeão como “algo estranho”.
Além disso, lembro o próprio tetracampeão vinha logo atrás e ainda mais rápido que Alonso (a foto abaixo, com ambos no enquadramento, teria sido tirada segundos antes do acidente) não sentiu o tal forte lufada de vento naquele mesmo momento. O ex-piloto e atual narrador da categoria do canal inglês Martin Brundle também achou inconsistente a versão da equipe: “A McLaren disse que Alonso reduzia as marchas enquanto aplicava força total nos freios no acidente. É incomum reduzir as marchas se você perdeu o controle de um carro de corridas.
Como se não bastasse, a jornalista alemã Karin Sturm que cobre a Fórmula 1 há mais de 30 anos, também endossa o entendimento de seu conterrâneo Vettel e ainda acrescentou dúvidas sobre o assunto: “Sei dos responsáveis da outra equipe que já tem muita ação escondida atrás, porque se sabe que foi choque…”
Os italianos do jornal Gazzetta dello Sport, também escreveram sobre o tema, reforçando a inconsistência da versão do vento e ainda acrescentando momentos de drama após o carro bater no muro:“Mas mecânicos da McLaren disseram que os segundos após o estrondo foram vividos com angústia. Eles chamavam Fernando, mas do rádio veio apenas gemidos estranhos e abafados, então, depois de um gemido final, havia apenas silêncio”. Lembrando que segundo os presentes, o espanhol sequer esboçou sair sozinho do carro, ficando imóvel e só sendo retirado do cockpit pela equipe médica quando esta chegou ao local.
- FIA OBRIGA FERRARI E MERCEDES A MODIFICAREM SEUS CARROS
- O ACIDENTE DE FERNANDO ALONSO
- 2º DIA DE TESTES EM BARCELONA
- ALAIN PROST, O PILOTO DE TESTES
Claro que esse possível “apagão” ou mesmo a sensação de “choque” eventualmente sentida pelo espanhol podem ter origem no impacto contra o muro, não necessariamente por uma descarga elétrica como muitos aventam, mas de qualquer modo reforça-se a impressão que a equipe não disse a verdade ou ao menos toda ela, quando veio à público explicar as causas do acidente de Alonso.
Vamos ver se hoje o bicampeão finalmente tem alta do hospital, pois já nessa quinta feira começa a última sessão de 4 dias de testes da categoria e por enquanto a sua importante participação não me parece nada garantida. Aguardemos.
ATUALIZADO: Nada de alta nessa terça. Fernando Alonso vai ficar pela terceira noite seguida no hospital…
eles tiveram problemas com o kers durante todos os dias de teste, tambem tenho certeza que houve uma grande descarga elétrica. esse motor honda não vai valer nada, até o diretor ja saiu do cargo.
No momento, a Honda apresenta dificuldades, mas, no futuro, acredito que a montadora japonesa será bem sucedida.
Convulsão.
O Briatore agora disse que o Alonso não lembra o que aconteceu. Acho que na vdd foi um erro do piloto, mas é claro que se tratando do Alonso ele nunca vai admitir isso!
Muito suspeito, pois apesar do carro ser resistente, não demonstra ter batido tão forte assim a ponto de dar 15G no sensor. O próprio Vettel disse que choronso estava a 150 +-, a batida a essa velocidade corresponde ao dano. Mas ficar 2 dias no hospital por isso e, com todo esse drama, acredito que estão mesmo escondendo algo.
Nao acredito que tenha sido um erro Alonso , ainda mais naquela velocidade e ainda em barcelona , quintal da espanha, duvido muito.
Acredito que tenha sim algo por tras , só me pergunto o pq!
Estaria o Alonso forjando uma ausencia em treino ou ate mesmo para a corrida ? Visto que ate ele ja esta desacreditando desse projeto ?
O Alonso levou um choque e por isso ficou inconsciente levando o carro pro muro desacordado…
Choque eu não acredito, pois a luz de aviso estava verde, indicando que o carro poderia ser tocado e que não teria “vazamento” de energia.
A não ser que a coisa esteja tão feia assim para os lados de Woking que nem isso esteja funcionando!!!
A Luz indica quando vc pode tocar… quando os carros estão em pista andando, ela fica vermelha! Só quando são desligados ficam verdes, pode observar que em caso de quebra, os pilotos pulam do carro…
É porque já tinha descarregado tudo no Alonso 😀
Eletroterapia.
Cara, pagar 100M/ano para dar uma cadeira elétrica a seu piloto. Certamente eu não iria no próximo treino e colocaria um kamikase no meu lugar.
Abs
Não acredito que tenho sido um choque elétrico. Não importa se o sistema de recuperação de energia é feito pela Honda, que é novata no ramo. Esses carros possuem sistemas de segurança padronizados desde a implantação do Kers. Então, em razão do tempo que as equipes já usam esses equipamentos, independente da inexperiência da Honda, a Mclaren é bem sabedora de como fazer esses sistemas de segurança funcionar em seus carros. Acredito que foi uma séria falha mecânica. Mas a equipe não vai admitir.
Veja fotos e vídeos, o carro está basicamente intacto, suspensões não foram quebradas, não estou falando de pequenas fissuras, a asa dianteira deu aquela isoporzada que conhecemos, mas enfim, de uma maneira geral não parece mesmo que o carro tenha sofrido uma panca daquelas. Só fico intrigado porque o piloto passará mais uma noite no hospital. Sei que colisões envolvendo a cabeça, sobretudo os impactos laterais, necessitam de cuidados, principalmente na observação de possíveis sequelas. Só lembrar o caso de Perez em Mônaco, que ficou dias também em observação. A diferença de intensidade de impacto e ângulo de colisão do carro do Alonso em relação ao do Perez, na teoria (contando com uma resistência dos materiais em ambos os carros, do Perez e Alonso, similares) foi muito menor e com impacto físico também bem reduzido. Então, na minha opinião, de duas uma: ou a mclata está com um chassi assassino, como as ferraris da década de 70-80, ou alguma coisa aconteceu nos segundos que antecederam o impacto.
Abs
P.s: o anônimo acima sou eu..rs
Abs
aí eu pergunto… se foi apenas isso que a Mclaren ta dizendo, porque o Button não foi pra pista a tarde?? o que tinha no carro que o impediu d sair? e se foi falha do Alonso, porque todos esses dias no hospital? a Mclaren está pensando q o povo é trouxa kk
ta na hr de contar a verdade sobre esse projeto lindo que ta dando choque nos pilotos…
só isso mesmo pra explicar. ou o Alonso passou mal sozinho dentro do cockpit
O Alonso está andando no limite da McLaren…só isto….o carro por enquanto não é competitivo, Alonso é um ótimo piloto, mas quase sempre escolhe equipes erradas.
Ah, e antes que alguém venha falar da tal “mancha negra” na logomarca da Esso, aquilo é apenas uma sombra do apêndice superior, como pode ser percebido pelo “deslocamento da sombra” na sequência de imagens abaixo:
O Alonso reclamou daquela outra vez por não terem entregado o carro para treino com as baterias completamente carregadas. Será que agora foi uma “vingança” (hahaha)? Ou vai ver é estratégia para este ano, uma brecha no regulamento, para armazenar mais carga: a carga extra vai no piloto:
Para quem reclamava que já não faziam mais cadeiras elétricas como antigamente, que não tem mais emoção, olha aí. Mas tem que ser mais detalhado o pedido aos engenheiros, pois pensaram que era outro tipo de cadeira-elétrica…
…”O ex-piloto e atual narrador da categoria do canal inglês Martin Brundle também achou inconsistente a versão da equipe:“A McLaren disse que Alonso reduzia as marchas enquanto aplicava força total nos freios no acidente. É incomum reduzir as marchas se você perdeu o controle de um carro de corridas.”…
Pois, é pé no freio e só. E se for em uma rodada por rápida perda de tração no eixo traseiro (olá faixas pintadas!), pode-se tentar subir as marchas, para ver se com as rodas de tração um pouco mais “livres” (girando livres), consegue-se retomar o controle do oversteer (ganhar grip naquele eixo – somente aderência lateral), assim como o “maldanado” tentou (observem o pressionamento das aletas antes do impacto):
http://gfycat.com/WarmheartedOptimalChupacabra
8 fatos (não exaustivos) que levam todos a estranhar esse acidente e os dias posteriores:
1º O carro não sofreu grandes avarias;
2º O Alonso encostou no muro interno da curva, ao invés de bater;
3º Não saiu do carro nos 10 minutos seguintes até a chegada do resgate;
4º Disseram que estava desacordado e com a cabeça caída para o lado;
5º O piloto já vai pra 4 dias internado;
6º Provavelmente não participará do último treino coletivo da pré-temporada;
7º Segundo Vettel, que vinha logo atrás, não ventava tanto no local para provocar um acidente;
8º O Button foi impedido de treinar com o carro, mesmo pouco avariado.
Ou seja…
Há mentiras no ar, algo aconteceu ao Alonso que não erraria andando a apenas 150 KM/h em uma curva simples: convulsão, choque elétrico, aspirou gazes tóxicos, quebra da barra de direção, pneu furado, etc., são algumas das possibilidades.
O inexplicável seria o porquê de não falarem a verdade, já que, dizer que naquele momento estava ventando forte, que o acidente foi normal e que o Alonso está ótimo, faça-me o favor.
Torço para que nada demais tenha acontecido a saúde do piloto, pois a F1 teria muito a perder com a diminuição de desempenho do espanhol nesse momento ruim que atravessa essa categoria, recheada de pagantes que pensam que são pilotos.
Tem um vídeo que fizeram uma simulação do que poderia ter acontecido, e não é Oficial, acreditam nessa teoria ? Se foi uma pancada lateral, e de 30G, é para deixar desacordado mesmo
30g?? Impossível o carro ficar intacto, mentira descarada…
Eu pesquisei antes, parece que registrou mesmo a força de 30G no ângulo de impacto, é pelo menos o que se comenta pesquisando por Alonso Crash 30G em sites técnicos sobre o assunto. O que causou tanta preocupação foi a batida lateral, que nãoa chei imagens, o que piora em muito a ação da força de desaceleração e impacto. José Inácio, você poderia fazer um post sobre isso para a gente discutir essas teorias, com o vídeo em questão, mas o blog é seu e você quem decide, um abraço.