Como sabemos, o piloto Giedo van der Garde está processando na justiça australiana a Sauber reclamando que a equipe descumpriu um contrato vigente entre eles que garantiria uma das vagas para essa temporada para o holandês, que foi reserva no ano passado.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
O mais interessante é que ele diz não estar focado em receber uma compensação financeira como o alemão Adrian Sutil, que está processando a equipe na justiça suíça pela mesma razão, mas sim em ser reintegrado à ela para correr já na etapa abertura do campeonato essa semana, em Melbourne.
Algumas perguntas, é claro, surgem diante desse cenário: Caso ele ganhe, que proveito teria para sua carreira, visto que estrearia num carro em que nunca correu antes, nem mesmo no simulador da equipe, com o time declaradamente não o querendo por lá, o que não deve ajudar no clima e trabalhos internos? Estes são ingredientes que provavelmente colaborariam bastante para que seja derrotado constantemente pelo o seu companheiro de equipe.
Mais importante: quem teria que abrir mão da vaga para a entrada do holandês? Não sabemos dos detalhes contratuais de Marcus Ericsson e Felipe Nasr, que segundo se comenta teriam aportado inclusive valores iguais pelas vagas, mas certamente não prevem que eles saiam em um ou outro GP, o que acarretaria em um descumprimento contratual e uma pesada multa para a combalida equipe suíça, caso tenha que estabelecer um critério para essa escolha se chegarem à esse extremo.
- WILLIAMS SE ARMA PARA A GUERRA
- VALENTINO ROSSI NA FÓRMULA 1, NASCAR E RALLY
- OS NOVOS “SAFETY” E “MEDICAL CARS” DA FÓRMULA 1
- SOBRE O RUMOR DE APOSENTADORIA DE FERNANDO ALONSO
Um tribunal de arbitragem suíço já deu ganho de causa para o piloto, que agora espera ter essa decisão confirmada na terra dos cangurus. Para a defesa do grupo comandado por Monisha Kaltenborn, haveria a tese que tiveram que romper o contrato com o holandês para não causar a demissão de seus mais de 300 funcionários, pois estavam em situação financeira delicadíssima. Além disso dizem que seria um perigo para van der Garde, os demais pilotos e mesmo para o público no autódromo ele assumir o volante de um carro que desconhece, para o qual não tem sequer banco moldado e não é coberto pelo seguro da equipe.
Realmente pode ser que ele queira de fato correr, mesmo tendo todos contra si, mas querem saber o meu palpite? Como sabe que a equipe está sem dinheiro e provavelmente o enrolaria por anos até pagar o que deve (até hoje, por exemplo, Timo Glock não recebeu sua indenização da Marussia, de onde saiu em 2012), Giedo pode mesmo é estar conseguindo uma maneira bastante contundente de garantir um pagamento lucrativo pela quebra do contrato e que ele saia todo de uma vez e rápido, na base do “ou dá ou desce”, sobretudo se levar no bolso do colete uma sentença da justiça o direito de correr imediatamente. Vamos aguardar, a definição disso deve sair já na quarta-feira.
E porque só agora o van der Garde decidiu ir atrás disso? Porque ele não agiu assim que soube que não seria um dos titulares neste ano?
Eu acho que ele não decidiu ir atrás disso só agora, e sim foi só agora que ele teve em mãos a decisão favorável do tribunal suíço.
eu acho que ele quer é jogar merda no ventilador da sauber
Havia pensado o mesmo sobre esse lance da grana. Se ele ganha a vaga nos tribunais e sem clima nenhum pra ficar na equipe…um “cala boca” seria o ideal pra ele