“Análise equipe-por-equipe” do GP da China

Formula One World Championship 2015, Round 3, Chinese Grand Prix

As disputas se resumiram à esses carros

Depois do susto na Malásia, tudo voltou ao normal na China, com as Mercedes dominando a corrida, com as Ferrari solidamente atrás e as Williams longe dessa briga mais atrás. Vamos agora à nossa tradicional “análise equipe-por-equipe” do enfadonho GP chinês, cujas disputas de posição só se deram entre esses carros da foto acima:

Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER @inacioF1

Formula One World Championship 2015, Round 3, Chinese Grand PrixMERCEDES: A força que demonstrou na classificação não se repetiu na corrida. Claro que venceram com tranquilidade, mas sem abrir aquele caminhão de vantagem que mostravam em volta lançada no sábado, condição que deve se repetir ao longo do ano. Hamilton fez tudo direitinho e caminha rumo a um título quase garantido. Rosberg, entretanto, ficou de choramingos na entrevista pós-corrida reclamando que o ritmo mais lendo de Hamilton permitiu que Vettel se aproximasse dele, mostrando que seus psicológico não está grande coisa e que ele pode se transformar no Mark Webber (fraco e reclamão) da equipe se de fato não reagir – aliás, ele não ameaçou Hamilton em nenhum momento da corrida, esvaziando ainda mais suas críticas.

FERRARI: É a segunda força isolada, não sendo ameaçada peala Williams a corrida toda, mas também não se aproximando com reais chances da Mercedes. Vettel fez o que a realidade de seu carro permitiu e Kimi finalmente fez uma corrida de incidentes, mas fico com a impressão que mesmo sem safety-car não conseguiria passar Vettel no fim da corrida.

Formula One World Championship 2015, Round 3, Chinese Grand PrixWILLIAMS: Outra que esteve isolada em seu próprio patamar: longe das Ferrari, mas sem ser incomodada pelas que vinham atrás.Felipe Massa conseguiu repassar o impetuoso Bottas logo na primeira volta e lá ambos se mantiveram em pálida procissão até o fim…

LOTUS: Finalmente a equipe dos carros pretos e dourados pontuou, com o mais eficiente Grosjean, claro, já que Maldonado estava mais preocupado em passar reto na entrada dos boxes ou ser abalroado por Button numa disputa marginal de posições que por consequência abandonou.

SAUBER: Mesmo com uma nova asa dianteira a Sauber tem cada vez mais que se preocupar com a concorrência que a supera, pois além de Toro Rosso e Red Bull as Lotus também estão na sua zona de combate. Nasr marcou bons 4 pontos graças a sua condução sem erros, mas sofreu com os pneus macios e no fim ainda herdou uma posição do quebrado Verstappen, o que também permitiu Ericsson marcar um suado e merecido pontinho.

Formula One World Championship 2015, Round 3, Chinese Grand PrixRED BULL: Com Verstappen e Kvyat fora de combate por quebra de motor, coube a Ricciardo ser a única equipe com motor Renault pontuar, mas não sem mantes pelejar bastante com Ericsson, o que mostra como eles ainda tem muito a evoluir em ritmo de corrida.

FORCE ÍNDIA: Hulkenberg vinha melhor que Perez até seu cambio morrer e o mexicano fez o que pode com um carro ainda deficiente, somente superando as McLaren e as Manor na pista (superou Sainz pois esse rodou na largada e ainda teve um apagão no câmbio). Até o carro revisado estrear na Áustria a dupla deverá continuar sofrendo muito pra pontuar.

McLAREN: Confesso que eu esperava mais da equipe que enquanto esteve na pista da Malásia brigou com igualdade com as Force Índia, mas na China ficou mais longe. A batida de Button em Maldonado foi um vacilo simples e puro do inglês, com Alonso assistindo tudo de camarote. O positivo é que como os dois carros terminaram a corrida, a Honda promete liberar mais potência do motor para o GP do Bahrein nessa semana.

Formula One World Championship 2015, Round 3, Chinese Grand PrixTORO ROSSO: Verstappen vinha fazendo uma bela corrida, passando adversários e não errando até seu motor abrir o bico faltando três voltas para o fim, uma pena. Sainz errou logo na primeira curva e rodou sozinho, caindo para último. Depois de ramar muito seu câmbio simplesmente apagou, o derrubando tudo de novo até conseguir “resetar” o sistema e voltar, e aí só conseguiu passar o acidentado Button.

MANOR: Os dois carros largaram, os dois carros chegaram, o que pela mesma ótica da McLaren é positivo. Agora “só” faltam sair dos tempos de volta de GP2 e andar no ritmo da Fórmula 1.

Abaixo seguem as tabelas com as posições finais da corrida, bem como as tabelas de pilotos e construtores com as pontuações atualizadas:

tab1

tab2

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

14 respostas para “Análise equipe-por-equipe” do GP da China

  1. Anônimo disse:

    red bull só volta a ser boa se trocar de fornecedor de motor

  2. anônimo disse:

    ou então se voltarem a usar os motores v8.

  3. Cairo Brito disse:

    O Hamilton Igualou O feito do Schumacher no gp do japao de 2004 Ambos Foram Lideres nos tres treinos livres fizeram a pole e ganharam a corrida.

  4. Pingback: Mercedes manipula motores e ajuda a Williams? | JOSEINACIO.COM

  5. Anônimo disse:

    Mark Webber não é fraco não… a Red Bull que priorizou o carro do Vettel em 2011, 2012 e 2013… se em 2010 Webber e Vettel andavam no mesmo ritmo, com o Webber sempre na frente do Vettel do campeonato (só no final que o Vettel passou), como que em 2011 o Webber levava 1 segundo na classificação? Isso não é do piloto, é do carro inferior mesmo… Mas não é o acontece nesse ano, o Hamilton é 10 vezes melhor que o Rosberg, mesmo com o mesmo carro…

    • Dr. Gonzo disse:

      Hamilton é talentoso, mas acredito que o Rosberg tem qualidade para batê-lo. Mas acredito mesmo que dentro da equipe ele já segundo piloto e não tá sabendo encarar isso. Acho que o que salvaria ele seria uma estratégia à moda Piquet: racha a equipe e mete a cara tentando emplacar. Mas pra isso precisa mais braço e coragem do que está demonstrando.

  6. Pingback: Papai Kimi | JOSEINACIO.COM

  7. Gabriel disse:

    Eu estou vendo noticias da Manor, sempre falando em melhorar a confiabilidade do carro. Quando eles vão usar o carro projetado para 2015 e não mais o adaptado?

    Abraços

  8. Dr. Gonzo disse:

    Acredito mesmo que o Rosberg já está definido “oficialmente” como segundo piloto desde o fim do ano passado. Por isso reclama, não quer e não pode admitir oficialmente.
    Com relação a Ferrari, acho que está nítido que ainda falta bastante pros vermelhos encostarem de verdade nos prateados. No entanto, Kimi foi o mais rápido dos quatro primeiros durante umas oito voltas, pouco antes da segunda troca de pneus. Diminuiu sua diferença para Vettel de 7 para 2 segundos. Mas aí cometeu um pequeno erro e logo em seguida seus pneus já não rendiam mais. Vale lembrar que nessa hora Hamilton fazia suas “voltas conservadoras”.
    Nasr fez uma grande prova (incluindo as excelentes qualificações) e agora começa a viver a realidade, tem um carro estável mas pouco competitivo. O braço e a paciência devem garantir mais alguns até o fim do ano.
    A McLaren foi patética. Sem mais.

  9. Dr. Gonzo disse:

    Só pra não esquecer… Cara, a Renault perdeu três, TRÊS motores!!! Incrível!!!

  10. Vagner Pedreira disse:

    O que essa corrida realmente mostrou, na minha visão foi a definição clara de que patamar as equipes estão no momento: Mercedes soberana na frente, mas esse ano sem sobras contra erros, Ferrari sozinha no 2º degrau e acredito que mesmo com evoluções, não tem como pegar a Mercedes, pelo menos esse ano, Williams sozinha na 3º força não incomoda a Ferrari e e nem é incomodada por ninguém, não existe ninguém no 4º degrau, mas no 5º estão emboladas Sauber, Toro Rosso, incrivelmente a Red Bull e a Lotus, mais abaixo a Force Índia e mais abaixo a McLaren, que na minha opinião deixou de estar no mesmo degrau da Manor, mas que por se tratar da McLaren está longe de ser vexame e lá atrás a Manor fazendo hora extra na Formula 1, mas com um bom piloto, Roberto Mehri!

  11. Pingback: Hamilton vs Rosberg: o retrato do “climão” | JOSEINACIO.COM

  12. Pingback: Honda promete mais potência já na próxima corrida | JOSEINACIO.COM

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s