Agora vamos com uma imagem que reúne todos os carros da extinta equipe francesa Ligier, que nunca ganhou um campeonato de construtores nem de pilotos na Fórmula 1, mas que ao longo de suas 21 temporadas (1976-1996) e 326 GP´s acumulou 9 vitórias, 9 pole-positons e 50 pódios. Antes de ter esse nome a equipe existia como Matra (essa venceu o campeonato de pilotos e construtores de 1969 com Ken Tyrrell preparando o carro para Jackie Stewart correr).
Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER @inacioF1
Dois pilotos brasileiros pilotaram seus conhecidos carros azuis com as marcas de cigarros franceses: Raul Boesel em 1983 e Pedro Paulo Diniz em 1996. Em 1997 a equipe, sempre orgulhosa de suas origens francesas, foi comprada por Alain Prost e apesar dos planos ambiciosos e patrocínios inicialmente suficientes, definhou pelos 5 anos seguintes até falir…
Como curiosidade, o campeonato de 1997 foi disputado com o carro ainda com as iniciais da Ligier (o JS45) por ser o último projeto deles, uma evolução do carro de 1996, já que o novo dono assumiu a equipe no início daquele ano sem tempo para projetar algo novo e ironicamente essa foi a melhor temporada da nova equipe comandada pelo tetracampeão… Clique na imagem para ampliá-la!
Faltou o carro da estréia o clássicio JS5 “Bule de Chá”
poderiam ter posto a pintura especial do gp do japao de 1993.
A Ligier não era Matra antes não, Guy Ligier seu fundador era piloto da Brabham na década de 60 e fundou sua própria equipe no fim dos anos 60 para disputar a F2 e o mundial de marcas, somente entrando na F1 em 1976 e saindo em 1996 vendendo seu expólio a Prost.A marca existe até hoje e fabrica a mais de 40 anos na França carros de pequeno porte e elétricos, além de fabricar atualmente carros para a ALMS
Por isso me referí à Ligier apenas na sua história da F1, não de seu fundador nem de sua história no turismo! Abs
As de 1996 foram uns dos carros mais lindos da história!!
Alias as de 1997