5 Williams em 1

5 WILLIAMS

O conjunto de imagens ao lado mostra 5 carros diferentes utilizados com sucesso ao longo de 4 temporadas de Fórmula 1, mas essencialmente todos tem a mesma base.

Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER @inacioF1

Trata-se do primeiro carro do então recém contratado projetista da March, Adrian Newey, que sob a condução técnica de Patrick Head desenhou a eficiente Williams “FW14” para a temporada de 1991 que com sob a condução de Nigel Mansell e Ricardo Patrese ao final daquele ano deu muito trabalho para Ayrton Senna levar seu tricampeonato.

Em 1992 o carro teve asa dianteira, o bico e alguns outros elementos reprojetados em sua versão “FW14B”, que agora dotada de sua fantástica suspensão ativa que permitiu uma pilotagem agressiva mais ao gosto de Mansell, que à frente de Patrese sobrou durante a temporada, sendo campeão.

Em 1993 o carro foi mais profundamente redesenhado em versões só usadas em testes até estrear como “FW15C”, como as novas laterais altas e bico mais fino denunciam, para se adaptar aos novos pilotos (Alain Prost e Damon Hill) e ao regulamento que entre outras coisas introduziu pneus mais estreitos, mas permitiu a adoção dos freios ABS.

Em 1994, com a aguardada estreia de Ayrton Senna, mais um redesenho para adaptar o carro ao fim da eletrônica embarcada e suspensão ativa -um grande golpe para a equipe. Um bico ainda mais delgado, traseira mais baixa e entradas de ar laterais mais altas se fazem presentes no “FW16”, mas o carro sofreu na primeira metade do ano.

No mesmo ano, mas já com Mansell de volta ao volante, estreou sua versão “FW16B” com entradas de ar laterais mais recuadas, retrovisores mais altos, asas dianteiras e traseiras redesenhadas, entre-eixos mais longo e um cockpit mais espaçoso que tornaram a Williams mais rápida, mas não o suficiente para bater a controversa Benetton de Michael Schumacher, que foi acusada de usar recursos eletrônicos escondidos.

No total foram 5 evoluções sobre a base do grande carro de 1991 (na verdade tiveram mais: o FW14C, os FW15, FW15B, FW15D e por fim o FW16C, mas todos esses só foram usados em testes) cuja evolução podemos comparar ao longo dessas fotos tiradas sob ângulos bem parecidos. Curiosamente, Nigel Mansell venceu com a primeira e com a última versão dessa série de carros. Clique na imagem para ampliá-la!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

11 respostas para 5 Williams em 1

  1. Analise espetacular e minuciosa!! Fantastico

  2. rafael disse:

    Muito bom…..é onde meus olhos sempre batem…nos detalhes que fazem uma enorme diferença no cronômetro…… Inácio não pude deixar de ver o comentário no seu Twitter sobre qual melhor smartphone….pois bem ja tive motomaxx e nao gostei pq quando deu problema foi justamente na placa mãe e o serviço de pós venda deles é uma merda, digo isso pq pedi meu dinheiro de volta e até agora agora…..ja os sony xperia Z1 Z2 Z3 são bons, percebi a evolução das cameras e interfaces boas porém é difícil de achar algumas coisas…. Mas vc tem a facilidade de colocá-las bem a vista….. O Android roda bem fluído nas versões 4.4.alguma coisa, a atualização para o 5.2(que é a que tenho no momento) ja deixa o equipamento com um lag de um segundo para respostas….em se tratando de câmera o Z2 e o Z3 gravam em 4K porém esquenta parando a gravação…. Mas na qualidade fullHD grava o tempo necessário e com uma estabilização da imagem muito boa devido a qualidade das lentes(lentes sony com qualidade Carl Zeins, ao qual aprenderam muito bem como fabricalas) fotos com pouca luminosidade saem com aquelas pigmentaçoes de distorção que todo celular tem justamente pela baixa luminosidade… O flash deles é bem fraco se comparado aos top da Samsung…… A sony nao mexe muito no Android o que é bom….memória boa e aceitam Z2 e Z3 cartão de até 128gb….pra ti como repórter deves estar focado( eu acho) na multi-tarefa… Eles são excelentes porem nao tem a função multijanelas que os top Samsung tem e que ajuda muito, ao invés disso as transições que são bem rapidas entre programas abertos..e é claro muitas ferramentas de utilitários que vc pode precisar…..agora a resistência dos aparelhos… Sem sombra de dúvida os sony experia Z2 Z3 sao os melhores pq tem bom acabamento e bons matériais e o pós venda bem melhor que motorola Samsung…… Pra jogar esquenta mais aguentam qualquer jogo e os Z2 e Z3 lêem pen-drive com cabo otg da sony mesmo e projetam suas telas nas tvs com suporte a este recurso ou através de cabo mhl também da sony com conversão para hdmi….facilita na apresentação de trabalhos na faculdade….. E ja ia me esquecendo.. Na parte da câmera eles tem um recurso de gravação de vídeo em câmera lenta que é fantástica….. Agora não troco mais a linha Z da sony por nenhuma outra marca ou série…. Espero ter ajudado….

    • rafael disse:

      E mais uma coisa que esqueci…..as cores das fotos e vídeos retratam bem a realidade…..nada de imagem palida como os Microsoft ou tendencia ao amarelo como o samsung e azulado como nos motorolas…..

  3. guina disse:

    o Zé é o cara!

  4. Anônimo disse:

    Sem dúvida é um dos mais (se não o mais) belos carros da F-1. É completo.

  5. Anderson disse:

    Apenas fazendo um adendo, além das modificações já citadas no FW16B, o cockpit também foi redesenhado, com abertura mais ampla. Resolvendo tardiamente o problema que por fim levou à morte do Senna.

  6. Anderson disse:

    Nessa comparação dá pra ver bem as diferenças no cockpit e no resto do carro:

  7. Delano disse:

    Caro José Inácio, na verdade quem venceu primeiro com o modelo FW14 foi o Ricardo Patrese no Grande Prêmio do México de 1991, Mansell venceu na corrida seguinte da França, ele até poderia ter vencido no Canadá, mas você sabe o que houve na última volta.

  8. Luizim Marques disse:

    sempre falam que o Honda Marlboro Mclaren MP4/4 foi o maior carro da história da categoria. Nunca achei. Sempre achei que foi A Williams FW14b. A diferença realmente era os pilotos: Mansell sempre foi muito aguerrido, combativo, mas ele se atrapalhava demais. Senna também errava, lógico, mas era um piloto de sintonia mais fina quanto à técnica. Fico imaginando o que seria essa Williams de 92 com um Ayrton Senna faminto, ao invés de um Nigel Mansell já conformado com o fim de sua carreira. Ambos grandes, mas é incontestável a capacidade de levar uma corrida e o carro ao limite sem cometer muitos erros grosseiros como Senna conseguia. Mansell, não. Para mim, o fw14b foi o maior projeto de todos os tempos da Formula 1. Nas palavras do próprio Senna: o carro de outro planete

  9. Vinícius disse:

    Essa Willians do Senna era linda!! Porém levou nosso campeão! Saudades

  10. lucasmedeco disse:

    Gostei da análise, parabéns, fica o incentivo pra mas da série!!

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s