Sobre o “ataque” de Bourdais à Fórmula 1

Bourd1 O francês tetracampeão da antiga (e enfraquecida) CART e ex-piloto da Toro Rosso Sebastien Bourdais criticou pesadamente alguns aspectos da Fórmula 1 e encheu a bola da sua atual categoria, a Fórmula Indy.

Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER:@inacioF1

“É desafiador correr no concreto. Pilotar na chuva em Detroit é mais difícil do que em qualquer pista de Fórmula 1, incluindo as ruas de Mônaco”, disse o vencedor da última etapa da categoria norte-americana ocorrida na cidade acima citada.

E continuou: “A F1 arruinou todas as pistas, eles tiraram a personalidade delas, transformaram-nas em baunilha. Isso me machuca. Mônaco agora é um estacionamento com algumas curvas e ainda explicou que apesar da Fórmula Indy ter menos dinheiro, ela seria tem uma atração melhor O excesso na Fórmula 1 está sempre nas coisas erradas. Dinheiro e status. Na Fórmula Indy ninguém fica rico, é apenas a grande e pura corrida”

bourd2Embora ache sua visão um pouco maniqueísta e tendenciosa, eu concordo com grande parte do que diz, como quando afirma que na Fórmula 1 há um excesso de dinheiro em coisas erradas (as equipes menores que estão quase sempre no vermelho vendo as grandes torrarem centenas de milhões de dólares e ainda ditarem as regras que o digam).

Também acho que algumas corridas atuais não tem personalidade ou a perdem: pistas em locais sem apelo e várias das projetadas por Hermann Tilke que substituem traçados europeus com grande história não me agradam – já se foram os GP´s da França, San Marino, Portugal, esse ano Alemanha está fora e até Monza está seriamente ameaçada para futuro – assim como algumas reformas de pista que transformam áreas de escape em amplas áreas asfaltadas que não punem os erros dos pilotos.

Mas tudo isso somado não vejo o fim de mundo pintado por Bourdais, o que nos leva a considerar que sua análise talvez carregue uma certa mágoa pessoal com a Fórmula 1, por onde teve uma passagem apagada entre 2008 e parte de 2009, quando foi dispensado ainda no meio do ano. O que você achou de suas críticas?

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

15 respostas para Sobre o “ataque” de Bourdais à Fórmula 1

  1. Rafael disse:

    Se estivesse na Ferrari ou na Mercedes não falaria isso.

  2. Ricardo disse:

    Ele falou somente a verdade.

  3. Daniel disse:

    Com todo o respeito ele é um chorão assim como jaime alguesuari não tem talento pra andar na f1

  4. Alexandre disse:

    Retirar pistas Tradicionais e colocar as projetada pelo Hermann Tilke, realmente está tornando a F-1 chata, um verdadeiro desfile, algumas deles só proporcionam uma boa corrida quando chove!

  5. Anônimo disse:

    concordo com tudo… assisto f1 + nâo vejo graça atualmente a F1 está toda errada.. toda mesmo não é a toa que esta perdendo a cada dia mais e mais publico !

  6. Danilo Silva disse:

    100% certo.

  7. Marcelo Mondego disse:

    Cara claro que ele deixou o emocional falar mais alto, uma vez que se ele estivese em uma Mercedes da vida, ganhando milhões ele não pensaria assim.

  8. daniel disse:

    Pra criticar algo é só apontar para os defeitos. É claro que ele tem razão, mas se você quiser criticar a Indy também é facil…

  9. douglas disse:

    Semana passada assisti uma parte da F Indy e realmente tem muito mais emoção do que a F1 atual. Concordo com tudo que o piloto falou, independente de seus motivos no fim ele disse a verdade. Muita tecnologia na F1, pistas bonitas entretanto sem desafio, ronco do motor horrível, os pilotos duelam apenas dentro das equipes pois tem muita diferença entre os carros, enfim sem graça.

  10. Está correto. A F1 é como aquele velho barão que só possui respeito pelo título e história, mas definha mais a cada dia.

  11. Silvestre Zanon disse:

    Eu acho que o sentimento dele é em parte movido pelo fato de que na Indy ele pode vencer corridas numa equipe de menor expressão. Coisa que na F-1 isso é praticamente impossível.
    Mas o visual dos carros da Indy…que coisa pavorosa!!!!!

  12. anônimo disse:

    a fórmula 1 atual tá virando uma merda, com carros cheios de frescura, um monte de tirinha de fibra, maior babaquisse isso aí, fórmula indy muito mais emocionante, f1 corrida de 2 carros.

  13. Maurílio disse:

    Estou com Bourdais. A F1 se tornou uma categoria burocrática e puramente artificial, sem falar nas polêmicas de bastidores.
    Atualmente a Indy é muito mais competição e braço.

  14. O cara esteve em contato direto com F1 e Indy, acho que sabe o que está falando. Os mais saudozistas não querem admitir que a INDY está muito melhor planejada, competitiva, atraente do que a F1 atual. Quem gosta de corridas de verdade concorda que a Indy está melhor. Pra quem gosta de Tecnologia e Status….vai continuar achando que a F1 é o máximo. Infelizmentete Mr Bernie virou a direção da F1 para o lado dos interesses comerciais ao invés do fãns que dão audiencia para o esporte. Agora é encher as arquibancadas da F1 “convidados” da Mercedes….

  15. Rodrigo disse:

    A Indy é a F1 dos anos 80, salvo varios detalhes gigantes, mas considero o que o Bourdais disse como positivo. Quantas vitórias tiveram Piquet, Alan Jones, Keke e por aí vai nos anos que foram campeões? Que a F1 sempre foi politica e status todos nós estamos cansados de saber, depois do Bernie piorou, mas o sentimento do Bourdais é interessante, mesmo a Penske ter uma vantagem como melhor equipe, não é como a F1 que sabemos hoje que só não vence a Mercedes por algum erro, assim foi na era McLaren, Ferrari, Red Bull. Sem contar que a Indy é mais democratica, aos olhos dos fãs, menos complicada e mais divertida.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s