Fórmula 1 vs Fórmula Indy

indycarSemana passada mostrei um vídeo de um carro da Honda de Fórmula 1 com motor 3.0L V10 acelerando numa pista oval suada pela Fórmula Indy e muitos ficaram com a comparação das duas categorias na cabeça.

Assim, com as dicas de alguns leitores como o Willian Kimieck, separei outro vídeo, agora de dois carros de Fórmula 1 com motores já um pouco menores, 2.4L V8 (creio que a Honda 2007 e a Super Aguri 2007) correndo contra um carro Dallara-Honda da Fórmula Indy (também 2007 e igual ao do foto acima, só que de outra equipe que não identifiquei) no mesmo circuito – mas fico com a impressão que o carro da Indy não pisou tudo o que poderia, pois passada a arrancada, que nos F1 são mais rápidos, num oval a tendencia seria ele se dar melhor após algumas voltas. Confira o vídeo e opine:

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

16 respostas para Fórmula 1 vs Fórmula Indy

  1. Anônimo disse:

    show de bola!!! valeu o vídeo!!!

  2. Romano disse:

    Que tal reeditar esta façanha aproveitando a McLaren deste ano?

  3. Pingback: Red Bull pode voltar a usar motor Ferrari | JOSEINACIO.COM

  4. Carlos merlin disse:

    Meu caro José Inácio,

    Vi este video e outros a alguns anos. E o qie me parece é que realmente o carro da indy nao pisou fundo. Vemos velocidades monstruosas na indy em ovais e um fórmula acredito que pelo apelo aerodinâmico não teria a capacidade de reproduzir as mesmas. Mas fico com uma incognita muito grande após rever este vídeo. O ronco dos motores. Os da fórmula 1 parecem estar a toda, enquanto o da indy…. bem, parece estar num passeio no parque de domingo com uma velha cega ao volante. Gostaria que fizessem algo assim com dois modelos vencedores. Um de fórmula 1 e outro da indy. O que acha se fossem o penske honda 1998 contra uma mclaren de mesmo ano? Seria interessante no meu ponto de vista

    • Bom dia Carlos.
      Essa comparação entre as duas categorias é sempre discutível mas como aquele ditado popular “cada macaco no seu galho” os carros da Indy nos ovais são mais rápidos não somente por questão aerodinâmica mas a suspensão e pela relação de marchas mais longas dai uma das diferenças do ronco do motor que você mencionou e nesse vídeo os motores dos F1 são aspirado com as trocas de marcha perto dos 18.000 RPM e o motor da Indy é turbinado com trocas de marcha perto dos 8.000 RPM som bem parecido com os motores turbo que a F1 está usando desde 2014.
      Mas em 2012 a F1 e a Indy correram em Montreal em datas diferentes e a diferença foi muito grande para se ter uma ideia o tempo da Minard no grid que foi a última foi quase três segundos mais rápido que o pole da Indy.

  5. Reideer disse:

    Mais 2 voltas e os motores de F1 abrem o bico.

  6. A. Luis disse:

    Caro José.

    Parabéns pelo blog, no qual nos mantém informado sobre os acontecimentos da F1.

    Assisti este vídeo e outros. E é nítido pelo som, que os carros não estão em alta. Simples é um ato promocional e eles “poupam” os carros. Basta assistir um vídeo dos carros de F1 e F-Indy em Indianapolis,e perceberá que o som é mais alto e agudo nos F1. Ou seja, os giros do motor estão no limite. É óbvio querem oval, um F-Indy vai bater o F1 em algumas voltas…

    Podemos analisar por um vídeo, acho que você mesmo postou, em que Hamilton “disputa” com a Mercedes V8 contra um carro de rally. Este é divertido… Mas Hamilton, deixa claro que não gosta de perder.

    Um abraço

  7. Pedro disse:

    Os carros de F1 tem uma tecnologia muito mais refinada, usando muita ligas especiais e motores com alta eficiência, já os F INDY são carros quase standart. Os F1 são bem mais rápidos, mas se um F1 bater nesta pista o piloto morre na hora.

  8. Não sei quanto a fórmula 1 de hoje. Mas alguns anos atrás, teve corrida de F-1 e F-Indy em Montreal no mesmo ano. Na época se não me engano, as voltas da F-1 eram por volta de 4 segundos mais rápido.

    • Leonardo de Lara disse:

      Fato. Disse td. Ainda era CART, mas teve sim. SE UM F1 usar tb um pcote aerodinamico pra ovais bateria os da indy. Agora com os carros atuais ja nao sei.

      Abaixo tirado do Link:

      Em 2002, o ex-campeão da Champ Car Juan Pablo Montoya fez a pole position com um F1 com uma volta de 1:12.836. Várias semanas depois, durante a inauguração da antiga Champ Car Grand Prix de Montreal, Cristiano Da Matta fez a pole com uma volta de 1:18.959.

      Em 2006, sendo a última vez que Champ Car e F1 correram na mesma pista, os carros Fórmula Um foram de 5 a 7 segundos mais rápido do que os da Champ Car. A pole position na Fórmula Um foi feita por Fernando Alonso em um tempo de 1:14.942, enquanto Sébastien Bourdais conseguiu a pole com 1:20.005 na Champ Car. A volta mais rápida na corrida de Fórmula Um foi de 1:15.841 por Kimi Räikkönen, enquanto Sébastien Bourdais fez a volta mais rápida em 1:22.325 na corrida da Champ Car.”

      Leia mais: http://www.mundodavelocidade.com/news/formula-1-em-montreal/

      • Leonardo de Lara disse:

        Lembrando que os motores V10 foram usados ate fim de 2005…..e os V8 Começaram em 2006….Ou seja, na comparaçao temos a Diferença com V10 em 2002 e os V8 em 2006….

  9. João Carlos disse:

    Fala Zé….

    Os carros utilizados no desafio foram o Honda RA107 (dirigido por Jenson Button), a Super Aguri SA07 (dirigido pelo Takuma Sato) e o Andretti Green Racing (dirigido pelo Hideki Mutoh) no circuito de Motegi.

    Aqui vai um outro vídeo da disputa entre 2 F-1 e 1 F-Indy:

    Os bólidos do vídeo em questão, são uma Super Aguri SA06 (utilizada na temporada de 2006), Honda BAR 007 (utilizada na temporada de 2005) e uma Panther Racing Dallara (utilizada na temporada de 2006).

    Nos tempos áureos do Orkut, eu criei um tópico a respeito dessa disputa.

    http://orkut.google.com/c1476858-t3aa610bc940c626a.html

    Já aconteceu uma corrida real entre as duas modalidades ao mesmo tempo na pista. Foi em 1971, na chamada Questor Grand Prix. Obviamente os F1 foram superiores, apesar de enfrentar problemas de fragilidade do chassi em razão das altas velocidades.

    Também postei uma disputa recente, não ao mesmo tempo, mas no mesmo ano, na mesma pista e layout…

    Em 2002, tanto a F-1 quanto F-Indy andaram na pista de Montreal no Canadá com o mesmo traçado para as duas categorias.

    Pela F-1, Montoya da Williams fez a pole com o tempo de 1:12.836 – Alex Yoong da Minardi fechou o grid com o 1:17.347.
    Pela Indy, Cristiano da Matta da Newman Haas fez a pole com o tempo de 1:18.959

    Em 2004, a F-1 e a F-Indy voltaram a andar no mesmo e traçado de Montreal no Canadá.

    Pela F-1, Ralf Schumacher da Williams fez a pole em 1:12.275, e Zsolt Baumgartner da Minardi fechou o grid em 1:17.064
    Pela Indy, Sebastien Bourdais da Newman Haas fez a pole em 1:19.897

  10. Pingback: Visita à sede da equipe Jordan | JOSEINACIO.COM

  11. Pingback: O novo bico da McLaren | JOSEINACIO.COM

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s