O tetracampeão Sebastian Vettel estreou na etapa da Áustria um novo desenho de um acessório aerodinâmico em seu capacete. O capacete japonês da marca Arai trocou um pequeno spoiler traseiro que se alongava do próprio casco por um novo modelo, agora com uma aparência de asa isolada, como vemos na imagem acima.
Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER:@inacioF1
A função dessa asa é melhorar o fluxo de ar no entorno do capacete tanto para melhorar o fluxo para a parte superior/traseira do carro como também para evitar vibrações e turbulência na cabeça do piloto quando ele está em altas velocidades.
Outro acessório aerodinâmico presente sob a viseira dos capacetes da marca japonesa e de algumas outras fabricantes – como os da americana Bell de Kimi Raikkonen (imagens acima), tem função de sob velocidades mais altas, criar pressão aerodinâmica na frente do casco para manter a frente pressionada para baixo, evitando que o capacete balance ou se desloque para cima, atrapalhando a visão e o conforto do piloto.
Aqueles outros triângulos transparentes com botõezinhos pretos são pontos de ventilação para refrescar a cabeça dos pilotos, mas o desenho desses respiros varia bastante conforme os fabricantes, que na temporada 2015 da Fórmula 1 são 4: Arai (Japão), Bell (EUA), Schuberth (Alemanha) e Stilo (Itália). Clique nas imagens para ampliá-las!
Na RBR ele já usava essa asinha isolada no capacete, no início não tinha entendido pq ele tinha mudado quando foi para a Ferrari.
Fala Inácio! Seria legal soltar uma lista com as marcas que cada piloto usa, hein? Abraço e parabéns pelo excelente blog, minha fonte para notícias de automobilismo em geral.
Notei que, também, existe uma pequena diferença na pintura do capacete. Isso não está proibido?
Olá José, poderia me ajudar? Éstou comprando um arai sk6 pelo ebay e é modelo japonês. Meu tamanho è 60 mas. O vendedor disse que algumas pessoas acham menor que o modelo americano. Você saberia me dizer se é melhor comprar 1 tamanho acima ou manter o mesmo R amanhã?