A Toro Rosso sempre foi a irmão mais pobre da Red Bull, tendo a função de estrear novos talentos, dar-lhes experiência e repassá-los à matriz, quando não eram dispensados e substituídos por outros jovens com potencial. Mas em 2015 essa escrita mudou – ao menos em parte.
Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER:@inacioF1
Isso porque a Renault, fornecedora de motores das duas equipes, escorregou feio no projeto dos propulsores desse ano, sobretudo nas primeiras etapas onde além de serem fracos quebravam muito, cenário adverso que a equipe italiana liderada por Franz Tost acabou trabalhando melhor que a turma de Christian Horner, pois o STR10 era melhor nascido que o RB11 por ser um projeto mais equilibrado e que submetia o conjunto motriz à condições menos extremas de funcionamento.
O resultado foram algumas corridas onde os inegavelmente talentosos Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen, apesar da inexperiência (o que não lhes custaram um grande número de erros) superaram na classificação e/ou na corrida os mais credenciados Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, mas ainda assim a confiabilidade continua a atormentá-los: das 18 bandeiradas que podiam ter levado esse ano (9 corridas com dois carros), eles só viram 10 por quebras de motor, o que é uma pena, pois o carro em si realmente é muito bom, com as velocidades de contorno de curvas de alta muito similares aos das equipes mais fortes como Mercedes e Ferrari.
- BALANÇO DE MEIO DE ANO – SAUBER
- ASSIM PODE SER A FÓRMULA 1 DE 2017
- BALANÇO DE MEIO DE ANO – McLAREN
- McLAREN PODE GANHAR ATÉ 45 CAVALOS DE POTÊNCIA EM Spa
Para a segunda metade do ano eles tinham expectativas de, quem sabe, serem comprados pela Renault e se tornarem equipe de fábrica dos franceses, mas esse prognóstico parece ter esfriado bastante com a Lotus voltando a ser a favorita para ser comprada, com isso a ex-equipe Minardi se concentra em extrair o máximos de seu chassis e torcer para que os motores fiquem mais fortes e confiáveis para que possam tentar ultrapassar a Lotus e a Force Índia, que ainda estão bem próximas na tabela de pontos.