Veja os orçamentos das 10 equipes da Fórmula 1

F1O Business Book GP levantou alguns números bem interessantes e reveladores sobre os orçamentos das equipes de Fórmula 1 para essa temporada de 2015. Segundo os dados do livro, divulgados pelos espanhóis do El Mundo Desportivo, todos em euros, as 10 equipes contam com o seguintes valores para atravessar a temporada desse ano e projetar o carro do ano seguinte, considerando que os valores são subdivididos em:

Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER:@inacioF1

(Dinheiro de patrocinadores + dinheiro de parceiros + da FOM/TV) = Total

TAB
A discrepância entre os valores das 4 equipes que mais gastam (Red Bull, Mercedes, McLaren e Ferrari) em relação ao resto do grid é impressionante. Todas essas gastam mais de 400 milhões de Euros – mais de 1 bilhão de reais – por ano, mais do que o dobro da quinta colocada, a Williams. A fonte “parceiros” é a mais importante para Mercedes e McLaren e por “parceiros” entenda as fabricantes Mercedes e Honda, respectivamente.

Ferrari e Red Bull extraem a maior parte de seu dinheiro dos patrocinadores, ambos levantando mais de 200 milhões de euros dos em publicidade em seus carros, lembrando que no caso da Red Bull, a própria marca de energéticos aporta dinheiro na equipe sob a forma de publicidade.

A Williams, não tem um parceiro forte como uma montadora para lhe dar dinheiro e apesar da boa forma dessa e da última temporada também não levanta muito dinheiro em patrocínios, mostrando que seu passe ainda está bem desvalorizado após tantos anos de resultados ruins e dando a entender que o atual patrocinador master, a Martini, conseguiu um ótimo negócio quando fechou com os ingleses ainda em baixa no fim de 2013. Até a Lotus, que perdeu alguns patrocinadores importantes (para a própria Williams) ganha mais com publicidade – o dinheiro da PDVSA de Pastor Maldonado pesa muito nesse cômputo.

A Toro Rosso também ganha com patrocinadores um quinhão importante de seu orçamento, mas esse patrocinador principal é a própria dona da equipe, como no caso da irmã Red Bull.

Force Índia, Sauber e Manor exibem ainda mais dificuldades em conseguir grandes patrocinadores e parceiros e obtém o grosso de suas magras verbas do dinheiro que a FOM de Bernie Ecclestone distribui (desproporcionalmente, pois também segue critérios como “tempo de existência na Fórmula 1” e “número de títulos conquistados”, praticamente garantindo que as grandes continuem a receber mais do que as pequenas) com base nas vendas dos direitos de distribuição de imagem da Fórmula 1 nas televisões mundo afora.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Veja os orçamentos das 10 equipes da Fórmula 1

  1. Anônimo disse:

    cara… que post!!! parabéns!!! e… muito obrigado!!!

  2. Anchor disse:

    Óbvio que a RedBull e a Torro Rosso não tem só o aporte financeiro da RedBull, mas numa conta simples dá mais de 300 milhões em patrocínios. Quem investe tanto assim lógico que quer resultados, vendo dessa forma se entende a pressão em cima da Renault por um melhor desempenho. Quanto a Manor como pode a equipe não conseguir nada além de meio milhão em patrocínios? Por parceiros deve ser o dinheiro dos pilotos pagantes desssa equipe. Fazendo a relação custos/ pontos a melhor lógico da Mercedez e depois a Williams.

  3. Pingback: Balanço de meio de ano – RED BULL | JOSEINACIO.COM

  4. Jose Inácio, faz aquele post que todo ano vce faz falando como estão as disputas entre os pilotos de cada equipe. Já que estamos na metade da temporada, seria legal um analise.

  5. Pingback: A falta de motores na Fórmula 1 | JOSEINACIO.COM

  6. Pingback: Subindo a montanha com um GP2 | JOSEINACIO.COM

  7. Manuel Pinto de Oliveira disse:

    A Honda coloca dinheiro na McLaren?

  8. Pingback: Nelson Piquet, 63 anos | JOSEINACIO.COM

  9. Caique disse:

    Pensa que com 5 milhões voce tem um carro competitivo na Indycar…
    22 carros no grid = 110 milhões
    Pagando o sanctionfee de 2 millhões de 15 pistas = 30 milhões
    1 Milhão pra cada vencedor de cada corrida = 15 milhões
    Bota ai mais uns 45 milhão pra qualquer coisa = 200 milhões
    Ainda é METADE do orçamento das equipes!!!!!! Da pra dois times pequenos se juntarem e bancar a Formula Indy!! Que absurdo

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s