Depois das longas férias do verão europeu, muitos esperavam que o jogo de forças entre as equipes visse um pouco mais equilibrado, mas ao menos na classificação a Mercedes continuou dando as cartas com desconcertante facilidade. Vamos ver agora a análise de “Quem ganhou, quem perdeu” nessa importante fase do fim de semana:
Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER:@inacioF1
QUEM GANHOU:
- Lewis Hamilton, colocando quase meio segundo na orelha de Rosberg no momento decisivo da classificação. Agora precisa largar bem amanhã e agora as regras de largada mudaram, não tem mais equipe contando pelo rádio como eles devem ajustar a embreagem.
- Valtteri Bottas, o melhor do resto, largando na terceira posição e 4 posições à frente de seu companheiro de equipe, apesar da pequena diferença no cronômetro.
- Romain Grosjean, surpreendendo com a Lotus na segunda fila, mostrando como o fator motor é importante nessa pista.
- Perez, na mesma descrição de Grosjean, com o adicional de ser a única Force Índia no Q3.
- Daniel Ricciardo, conseguindo colocar um carro de motor Renault no Top 6, uma marca nada desprezível e ainda superando uma Williams.
- Carlos Sainz, passando para o Q3.
- Marcus Ericsson, superando Felipe Nasr com uma atipicamente confortável vantagem.
QUEM PERDEU:
- Nico Rosberg, que chegou a ser mais rápido que Hamilton no Q2, mas depois foi ofuscado e não reagiu.
- Ferrari, com Vettel largando numa nada honrosa 9ª colocação após emitir um tweet de parabéns ao aleão por largar em 3º, esquecendo que ainda era o Q2. Queimaram a lingua. Para piorar um problema hidráulico ceifou as chances de Kimi Raikkonen tentar uma boa posição.
- Felipe Massa, 4 posições atrás de Bottas numa disputa cuja diferença foi pouco maior que 1 décimo, mas que no grid significa largar de uma turma carne de pescoço para ultrapassar, a maioria com motores iguais ao seu…
- Nico Hulkenberg, cometendo um erro no contorno da primeira curva de sua última volta rápida que lhe custou o Q3.
- Kvyat, também longe de Ricciardo no grid, ainda que próximo no cronômetro.
- Verstappen, num fim de semana ruim e ainda punido com a perda de 10 posições por trocar o motor.
- Felipe Nasr, 4 décimos atrás de Ericsson, que não é nenhum gênio nas pistas. OP brasileiro se queixou de falta de aderência do último jogo de pneus.
- As McLaren, que segundo o coordenador de motores estaria mais próxima da Ferrari, nunca esteve tão mal numa classificação, com Button a mais de 1 segundo de seu rival mais próximo à frente e Alonso a 1,5s (para vocês terem uma ideia, a velocidade máxima de Alonso e Button na classificação foi de 318 km/h, contra 341 de Perez) e ainda acumulam um caminhão de punições por trocas de motor e outras peças correlatas.
Bo77as pode ir bem nessa prova, vai depender muito de como a equipe irá se comportar durante os pits!