A McLaren anunciou oficialmente a renovação do contrato de Jenson Button para a temporada 2016 da Fórmula 1. Com isso se afasta de vez a possibilidade dele se aposentar da categoria, como havia dado a entender caso não continuasse na equipe.
Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER:@inacioF1
A sua continuidade garante assim a chance dele ser o 3º piloto da história da categoria a romper a barreira dos 300 GP´s disputados, atrás apenas de Rubens Barrichello e Michael Schumacher. A renovação, entretanto, tem um lado interessante e menos conhecido: Quando o inglês assinou um novo contrato para 2015, ele concordou com o salário de 12 milhões de dólares, mas colocou uma cláusula que lhe dava mais 6 milhões a partir do segundo ano e esse parece ter sido um dos fatores que fez Ron Dennis demorar a renovar com o piloto, pois tentava convencê-lo a a abrir mão do aumto exatamente num momento em que a equipe não atravessa seu melhor momento financeiro com a ausência de grandes patrocinadores, saída de outros e ainda a redução dos valores recebidos pela FIA tendo como base a baixa colocação na tabela de construtores – só estão à frente da Manor.
- McLAREN TEM NOVO PATROCINADOR – SERÁ MESMO?
- CONVERSA DE BASTIDORES DA FÓRMULA 1 – II
- ANÁLISE “EQUIPE-POR-EQUIPE” DO GP DO JAPÃO + TABELAS
- FELIPE NASR E A ULTRAPASSAGEM DA CORRIDA
Uma vez superada a questão financeira, com Button ganhando os 18 milhões, fica a pergunta: para onde irá o talentoso e virtual campeão 2015 da GP2 Stoffel Vandoorne, da academia de pilotos da McLaren? Um piloto com aquele potencial não deveria ficar sem lugar no grid do ano que vem, mas o fato da equipe não ter parceria com outros times do grid para fazer um acordo de arrendamento (como a Ferrari já fez com a Sauber e deve fazer com a Haas) para o piloto ganhar experiência pode prejudicá-lo ou até obrigá-lo a sair do programa para tentar a sorte junto à outra equipe.
No anuncio da permanência de Button nada foi dito sobre o futuro de Vandoorne nem sobre Fernando Alonso, mas sobre o espanhol não há nada que dizer já que ele tem contrato de 3 anos com a equipe.
Mas bem ca Inacio, o contrato de Alonso não é com Honda??
E será que esse contrato não deve estar cheio de clausulas de rompimento por questões de performance??
O Bunitton seguro que foi parte do trato da Chandon, que sabemos que o gentelman ingles deve ser bom garoto propaganda de coisas finas, e se no caso de Alonso pular, é bom manter um bom e experimentado Jenson.
Acho que deve ter alguma ligação com a Johnnie Walker, que continuará com o patrocínio. Dizem que a marca ainda será estampada nos macacões dos pilotos e Button é garoto propaganda deles.
Pô, Button foi pra Mercedes?? Ah não, é só o designer preguiçoso da McLaren que copiou o macacão…
Mas até nisso os caras tão com preguiça? Depois de anunciarem nova pintura, lançam o carro cromado como era desde 2006. Aí quando mudam, não é nada de espetacular (ok, ficou bonito preto, mas não foi a surpresa que se esperava). E agora esse macacão de balaio? Até os resultados da Manor eles tão copiando.
O zé podia falar um pouco mais sobre a escolha rapida do Felipe Nars em renovar com a Sauber muito antes do fim da temporada do jeito que foi…
Minha modesta opinião é de que Button é um piloto razoavel, um Rosberg ou um Kovalainen com sorte. Button caiu do céu na Brawn (na verdade a Brawn caiu do céu para ele) e ganhou na cagada umas corridinhas pela Mclaren, no mais é apatico. Podiam muito bem ter o Hulk que há tempos merece uma equipe grande, quem sabe a Mclaren não ressurge em 2016? Perderam a chance de economizar e ter um piloto com fome de algo.