Em sua declaração após a corrida em que Marcus Ericsson abandonou com problemas elétricos e o brasileiro Felipe Nasr marcou 2 pontos, a chefe da equipe Sauber, Monisha Kaltenborn, foi bastante dura na sua análise interna:
Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER:@inacioF1
“Nós não podemos absolutamente ficar satisfeitos com esse fim de semana. Não é desculpa que um piloto não conhecia a pista antes e nós tivemos como dar muitas voltas aqui. Quase tudo que não deveria acontecer durante uma corrida aconteceu. O resultado foi positivo, mas não podemos contar apenas com a sorte no futuro.”
A crítica portanto foi à Nasr, como alguns me perguntaram? Não entendi assim. Creio que foi à equipe mesmo, já que ela deixa claro em sua análise que considerou o fato do brasileiro não conhecer a pista – antes da classificação teve que ceder a vaga no primeiro treino para o piloto reserva, não participou do segundo, que não ocorreu pela chuva forte, e só deu suas primeiras voltas na terceira sessão de treinos, logo a mais curta deles e também com muito chuva.
- TEMPESTADE ADIA CLASSIFICAÇÃO DO GP DOS EUA
- FALTA INTERESSE PELO TÍTULO DA FÓRMULA 1
- LOTUS ANUNCIA PALMER COMO COMPANHEIRO DE MALDONADO
- SOBRE A RED BULL CORRER COM HONDA EM 2016
A verdade é que a equipe perdeu pontos importantes com o abandono de Ericsson, que estava melhor colocado na corrida que o brasileiro e certamente contou com grande dose de sorte para conseguir os pontos com Nasr, já que com 5 paradas de box (duas delas desnecessárias já que colocaram pneus de tempo seco antes da hora e em seguida destrocaram) ele ficou muito atrás de todos, com uma volta de diferença para os líderes mas se beneficiou dos muitos abandonos, problemas alheios e entradas de safety-car para descontar o prejuízo herdar sua posição final, mesmo se envolvendo numa batida com o próprio companheiro que lhe custou o bico na primeira metade da corrida.
Mais tarde volte ao blog para ler nossa famosa análise equipe-por-equipe do divertido GP dos Estados Unidos que rendeu o título de tricampeão à Lewis Hamilton!
Deve ter pensado: “Falta-lhe dinheiro…”
Será que ela está satisfeita com o desempenho de Ericsson?
O Nasr criticou MUITO o fato de não conhecer a pista (logo quando ele cede o lugar na 6a-feira), ou seja, ele criticou a equipe sim, e a frase da chefe “Não é desculpa que um piloto não conhecia a pista antes”, pode sim e remeter à ele.
Ele que aprenda, NUNCA critique sua equipe publicamente, pois existem 300 piloto esperando uma chance, prontos para puxar seu pé (em reuniões para um piloto “se oferecer” para uma equipe eles devem falar que “eu não criticaria a equipe como tem um piloto teu fazendo, eu só elogiaria”, e coisas desse tipo)…
Bota o rabinho no meio das pernas e mostra serviço pra ir pra uma equipe grande… em 2017 muda o regulamento, e pode ter a SORTE que o Vettel teve de estar no lugar certo e na hora certa, só tem que mostrar serviço antes (como o Vettel fez na STR)…
falei isso pois falasse que não entendesse porque que a crítica pode ter sido ao Nasr, e não SOMENTE à equipe (acho que foi pros dois)…
abraço
De qualquer forma ela tá reclamando à toa. O campeonato está 27 / 9 para o Nars. Se não sabe nada de F1, pelo menos deveria conhecer números…
A Monisha é uma fanfarrona. Nasr não conhecia a pista e mal teve tempo parta acertar o carro, já que teve que ceder o carro no único treino decente para o reserva. E algum jornalista deveria perguntar à Monisha se aquele dinheiro que tiveram que pagar de indenização ao Van der Gaarde está fazendo falta…. fez picaretagem e quer cobrar?
Rogério Elias
uma coisa é ser dirigente outra é ser piloto tds tem suas pressão e isso atrapalha na corrida ela como dirigente n podia deixar expor as criticas dela na mão da emprensa ela divia resolver a portas fechadas ! MAL EXEMPLO!
F.Nars foi burro em continuar na Sauber deveria ter negociado com outras equipes antes, levou esse carro lixo que mais parece uma Marussia ao final da prova méritos dele em sobreviver até o fim , soube tocar direito o carro e não vi ele cometer graves erros na pista ao contrario da equipe que fez pit stops de mais!!
O por essas e por outras que a sabedoria popular está sempre está na pole position: “Lugar de mulher é na cozinha! “.
Um furacão passando próximo à região, uma equipe sem verbas para atualização, que faz os piores pit stops, que põe para testar novato quando o oficial não conhece a pista, que não tem estrategista e pior, que tem um chefe de equipe mulher, vai se esperar o que?
Rui, acho que vc precisava fazer o ENEM este ano.
Não foi uma critica só ao Nasr, acho que foi uma análise de toda a equipe. Pelo orçamento que tem a Sauber até faz muito, assim como a Williams. Da F1 atual os únicos times com real compromisso com as corridas são a Ferrari, Mclaren, Williams e a Sauber o resto pode sair a qualquer hora.
Não vi critica à Nasr. Vi criticas dela à Sauber por vários erros, de avaliação, dentre os quais fazer Nasr parar cinco vezes, no que aliás ela tem total razão. E ao contrário da maioria, vi que ela isentou o brasileiro de responsabilidade, já que reconheceu de forma implícita que a pouca quilometragem dele naquela pista, agravada pela cessão do carro á Rafaelle Marciello no primeiro treino de sexta, que acabou por ser o único daquele dia, influenciou negativamente para o resultado geral.
Acho que o Nasr que ta fazendo um ótimo trabalho para o primeiro ano na F1.muito melhor que.Nelsinho, Bruno Senna e outros manés novatos que estão lá,acho que o Vesrtappe vai ser um grande piloto,muito arrojado so que comente alguns erros,diferente do Nasr que difícil mente comete erros.
Quanto a corrida não foi culpa dele o acidente, ele estava por dentro carro com carro mas o Ericson jogou o carro pra cima do Nasr para não perder a posição. A equipe errou na estratégia e comprometeu a corrida e graças ao Nasr não cometer erros e os safety car chegou na zona de pontuação.
Quanto a “dirigente” da sauber,metade do campeonato Nasr correu com um carro desatualizado por que a equipe não tinha dinheiro para atualização do motor e pacote de aerodinâmica,mesmo assim está com melhor pontuação que outros pilotos de equipes melhores e agora faltando 3 corridas quer cobrar que os carros ande na frente de equipes melhores como STR,Lótus, Force Indy ou RBR, O que não fizeram no ano todo querem em 3 ou 4 corridas tirar o prejuízo.
Quanta porcaria dita em apenas uma frase… Esperar oq de uma dirigente que contratou 4 pilotos pra 2015. A Sauber eh um poço sem fundo e o Nars tem de vazar de lá em 2017
Eu acho que no fundo, no fundo,… bem lá no fundinho mesmo…
alguém deve ter dito para ela depois assim:
“- Não tem como fazer melhor que isso!”