Mario Andretti, nascido em 1948 na cidade de Montona, Itália (hoje Croácia) e naturalizado americano em 1964, Mario é muito conhecido por ter conquistado os títulos da Fórmula Indy, das 500 Milhas de Indianápolis e da Fórmula 1 na temporada 1978 pela equipe Lotus. Ele também poderia ser lembrado por ser o último piloto americano a vencer uma corrida e um título nesta categoria .
Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER:@inacioF1
Mas assim como Rubens Barrichello detém o recorde de mais experiente piloto da Fórmula 1 com seus 326 GP´s disputados, Mario também leva o título equivalente na Fórmula Indy, com impressionantes 407 GP´s anotados no seu cartel, dentre os quais conquistou 67 pole-postions, 52 vitórias (só perde para A.J. Foyt com 67) e 4 títulos disputados entre 1965 e 1994, levando em conta um intervalo de alguns anos onde disputou outros 131 GP´s na F1, onde além do título, ganhou 12 corridas e fez a pole em mais 18.
- AS EQUIPES FRACAS DE 2015 VIRÃO MAIS FORTES EM 2016
- OS ANOS BENETTON DE BERGER E ALESI
- ANÁLISE “EQUIPE-POR-EQUIPE” DO GP DO MÉXICO
- ANÁLISE “QUEM GANHOU, QUEM PERDEU” NA CLASSIFICAÇÃO
Abaixo vemos o icônico ítalo-americano em sua última participação nas 500 Milhas de Indianápolis, onde liderou, na temporada em que ele deu seu Arrivederci Tour do automobilismo (dizem que a convivência com o centralizador Nigel Mansell, que já não era boa nos tempos de Lotus, agora na mesma equipe Newman-Haas teria contribuído para sua decisão). Outro recorde de Andretti é ser o único piloto a vencer corridas na categoria em 4 décadas diferentes: nas décadas de 60, 70, 80 e 90. Hoje é ele que pilota o carro de 2 lugares antes das largadas das corridas da Fórmula Indy.
Quando ele correu com Mansell na Lotus??