2015 foi o melhor ano da equipe Force Índia. Em 8 anos de história na Fórmula 1, a equipe que já se chamou Spyker, Midland e Jordan alcançou um inédito 5º lugar na tabela de construtores. Mas a situação das outras também é interessante, veja:
Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER:@inacioF1
Essa posição, aliás, sua rival mais próxima, a Lotus, não pode lhe tirar mesmo que faça uma improvável dobradinha em Abu Dhabi. Bem da verdade, as posições de Mercedes, Ferrari, Williams, Red Bull e da referida Force Índia já estão definidas com a presente diferença de pontos entre elas, então somente a Toro Rosso pode roubar o 6º posição da Lotus (diferença de 9 pontos) e a McLaren ameaça o 8º lugar Sauber (também 9 pontos as separam).
É exatamente essa posição final na tabela de construtores que define boa parte da distribuição de lucros da F1 comandada por Bernie Ecclestone, dinheiro esse que tem enorme peso no planejamento e mesmo sobrevivência de uma parte significativa das equipes do grid, como Lotus, Force Índia, Sauber e Manor, cujos patrocínios são insuficientes para cobrir seus gastos, tanto que algumas vezes já recorreram até a adiantamentos desses valores para pagar contas atrasadas.
- ANÁLISE “EQUIPE-POR-EQUIPE” DO GP BRASIL
- FELIPE MASSA DESCLASSIFICADO
- GRID ATUALIZADO DO GP do BRASIL
- AYRTON SENNA NUM COMEÇO DE ANO DESASTROSO
Em as coisas terminando como estão após Abu Dhabi, significará um bem vindo aumento de rendimentos para algumas equipes (Ferrari, Force Índia, Lotus e Sauber) e uma queda para outras (Red Bull, Manor e sobretudo McLaren, que não terminava em 9º lugar desde 1980), com outras permanecendo na mesma situação do ano passado (Mercedes, Williams e Toro Rosso). Veja quais eram as posições das equipes no ano passado em relação a esse ano até agora, incluindo na cor cinza as quatro que ainda podem sofrer mudanças – matematicamente a Manor também poderia descontar os 27 pontos que a separam da McLaren, mas sejamos francos, isso não vai ocorrer:
EQUIPE – Colocação em 2014 / 2015
Mercedes 1º 1º =
Ferrari 4º 2º ↑
Williams 3º 3º =
Red Bull 2º 4º ↓
Force Índia 6º 5º ↑
Lotus 8º 6º ↑
Toro Rosso 7º 7º =
Sauber 10º 8º ↑
McLaren 5º 9º ↓
Manor 9º 10º ↓
Uma equipe estreante como a Haas… Não ganha nada dai?
Não, ela não participou das corridas pra poder receber.