Os caminhos dos Felipes na Fórmula 1

nassar

Com o fim das férias de verão da Fórmula 1 a dança das cadeiras costuma acelerar seu passo rumo ao uma decisão sobre quem corre onde em 2017 e quem fica de fora. Nessa toada, os dois Felipes brasileiros, Massa e Nasr, estão longe de garantidos para a próxima temporada. E quais as possibilidades de cada? Joguei meu búzios, analisei a borra de café, li bastante e conversei lá e cá pra escrever o que penso a seguir

nasrFELIPE NASR – Numa temporada sem grande brilho numa equipe que não permite um piloto brilhar, pode acabar ficando na Sauber, que agora foi comprada por um fundo de investidores que promete bancar a equipe na sua volta ao pelotão do meio. Mas entre a promessa ser feita e ser realizada vai demorar algum tempo, até porque eles terão que contratar pessoas gabaritadas e correr atrás do prejuízo no carro desse ano e ainda compensar os atrasos no projeto de 2017 que estava em banho Maria por falta de dinheiro.

Se sair do carro azul Nasr pode parar na Renault, mas a disputa lá é forte, seja com os atuais pilotos, seja com veteranos potencialmente disponíveis no mercado (como Perez, Massa e até Button) ou mesmo novatos endinheirados, de olho numa equipe que lhes de visibilidade e possam se estabelecer.

Ainda fora da Sauber, a Williams é uma possibilidade, mas mais difícil, pois lá a fila é maior e por mais que o brasiliense tenha deixado uma boa impressão nos tempos que era piloto de testes, pode não ser suficiente para concorrer com nomes mais em alta como Perez ou Button. “E a Haas”, me perguntará alguém. Bom, por lá também poderia tentar a sorte, claro, mas nada vazou dos bastidores que justifique vermos essa possibilidade com grande força, ao menos por enquanto.

massaFELIPE MASSA: O veterano brasileiro é bem visto no mercado por sua experiência, velocidade e por manter bom entrosamento com as equipes em que trabalha, mas não está numa temporada das mais empolgantes quando comparado à Bottas, mesmo que este também não reluza mais como antes, acusando a queda de desempenho geral do carro da Williams desse ano (aliás, de 2014 pra eles foram ficando cada vez mais para trás da concorrência bem mais rica). Ainda assim, numa temporada de grandes mudanças a estabilidade de seus pilotos é uma virtude que pode pesar na decisão de mantê-lo.

Por outro lado, algumas pessoas já dão como certa a sua saída da equipe de Grove, o que o colocaria no mercado de equipes médias. Mas não qualquer equipe média. Seu alvo seria também a Renault, que poderia lucrar com sua experiência nessa declarada jornada rumo a voltar a ser uma equipe grande.

Ademais, não creio que Force Índia seja uma alternativa, pois lá a coisa sempre anda de lado, nunca realmente pra frente e assim como as demais médias, não devem de fato interessar ao brasileiro que declara querer um lugar onde possa fazer algo mais do que somar pontos ocasionais. Lembremos também que nessas equipes médias a preferência costuma ser por jovens endinheirados ou de seus próprios programas de desenvolvimento.

Fora do cardápio da Fórmula 1, Massa poderia reencontrar a felicidade na WEC ou quem sabe até Fórmula Indy e Stock-Car, embora essas duas últimas categorias nunca tenham sido abertamente cogitadas por ele, mas quem sabe…

“Puxa Inácio, mas você não crava o destino dos dois!” Claro que não! Se eles mesmos ainda negociam com mais de uma equipe cada, como eu ou qualquer outro pode cravar a essa altura quem vai assinar com qual? Ainda assim creio que se por um lado as chances de não termos um brasileiro na Fórmula 1 desde 1970 são reais nesse fim de ano, por outro sei que eles tem empresário muito bons e ainda estão na disputa por vagas.

nassarCom a volta das corridas nesse fim de semana trazendo mais resultados para comparar, as coisas podem – e devem – se movimentar, deixando cada vez mais claro o possível panorama para o ano que vem. A ver…

PS: Sim, tenho postado menos, mas continuo ativo comentando as corridas no Twitter e com as atividades na minha página do Facebook! Prometo tentar escrever aqui com mais constância!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

14 respostas para Os caminhos dos Felipes na Fórmula 1

  1. Shelton disse:

    Espero que Nasr consiga uma vaguinha na Renalt!

  2. luizlobofilho disse:

    Sinceramente, ainda tenho comigo que Nelsinho Piquet teria muito a oferecer na #F1, mais dos os que ai estão (brasileiros)

  3. Guina disse:

    O Nelsinho se queimou na F1.Jamais voltará pra lá.Quando os brazucas ativos na F1,,,Massa na Renault e Nars na Hass…Assim torço.

  4. Thiago Galo disse:

    Nao nos deixe “órfãos” de seus posts, José Inácio! Pessoalmente, gosto muito de ler seus comentários sempre muito bem humorados, mas nunca deixando de ter “pés no chão”. Espero que escreva com mais frequência. valeu!!!

  5. Romano Rossi disse:

    Sempre bons posts, José Inácio! Imagino que os 2 irão renovar por mais 1 ano, a não ser que um endinheirado mude as cartas, a ver…

  6. Samuel Raposo disse:

    Acho que nossa esperança ainda não chegou. Acho que teremos que esperar pelos futuros Fittipaldi e Piquet que ainda são muito jovens!

  7. Renato Paes disse:

    Eu sou o “anonimo” que comentou sobre o Nelsinho, hehe! E força pros Felipes que eles irão precisar!

  8. Carlos Mário disse:

    O Felipe Massa não estará na temporada de 2017. Não fará falta, pois já é um ex-piloto em atividade. Um Rubinho piorado!

  9. caio murilo disse:

    button vai para williaws;;,stofel maclarem,;;perez e ocon renault;;, wherlein forc india,,,,gasly toro rosso,,,,nars haas,,,kviat sauber,,,magnusen piloto reserva de equpe a definir o outra categoria,,,,palmer manor,uma vaga da manor ainda é incognita(talvez lance strol ou leclerc,ou fará alguns testes livres por equipe a definir),sette camara gp2.é a é minha humilde opiniao.

  10. Olavo Alves disse:

    O Felipe Massa decidiu se aposentar. Ainda bem! Já foi tarde!

  11. joaodoamor disse:

    daqui uns anos vai vim a tona que timo glock recebeu uma ordem para deixar hamilton passar,vcs acham que eles iam escolher um sulamericano a um europeu,formula 01 nunca foi esporte,é uma sujeira capitalista que visa dinheiro e visibilidade,se uma montadora ta vencendo mudam as regras pra outra vencer,ferrari manda mais que as outras,as equipes que nao sao montadoras sao subsidiarias,muita coisa errada, lembro que no escandalo de nelsinho, alonso sabia de tudo,foi tudo armado entre ele, briatore e o proprio nelson sendo q ele n foi punido,lembro que alguersuari levou a maior bronca porq n deixou um piloto red bul passar,ordens de equipe pra privilegiar shumacher ,mudança do local de poliposition em suzuka para privilegiar prost,proteçao a vestapem,muitas irregularidades na pista ja aconteceu com ferrari e os comissarios fazem vista grossa,por essas coisas que a formula so perde audiencia, pessoas cairam na real.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s