FIA quer fim do “modo classificação” dos motores

merc.jpgA FIA avisou as equipes de Fórmula 1 que pretende acabar em 2021 com o “modo qualificação” dos motores, onde em algumas equipes – sobretudo Mercedes, mas não apenas – eles rendem mais só nas classificações. Esse modo só é usado nas classificações pois desgasta muito o motor e aumenta significativamente o consumo de combustível. Pela proposta, que tá mais para um aviso, a partir do ano que vem os carros terão que ter o mesmo mapeamento de motor na classificação e nas corridas.

O que eu acho que vai acontecer? Logo as equipes vão dar algum jeito de continuar com isso, só que agora com os pilotos tendo mais trabalho para regular isso eles mesmos, seja naquele monte de botões do volante – alegando que se quiserem, usam esse modo durante a corrida também – seja dosando o acelerador mesmo, o que até prefiro.

Já disse e repito: tem que acabar com aquele monte de botões no volante. Na minha visão, além da tela de LCD para os pilotos conseguirem acompanhar informações do motor/combustível, tem que ter apenas os botões de:

  • Rádio
  • Embreagem (sem regulagem)
  • Limitador de pit-lane
  • Bomba d’agua p/ beber
  • DRS, a asa móvel
  • Aletas de troca de marchas (aquelas tradicionais, atrás do volante)

E só! Ai cabe ao piloto dosar o pé se quiser poupar equipamento/gasolina.

ATUALIZADO 13/08/2020: Hoje a FIA disse que quer proibir esse recurso já no GP da Bélgica. enxergo como errado esse punitivismo da FIA com a Mercedes.

Se ela foi melhor respeitando, a regras que são iguais para todos, agora é punida por isso? A FIA que crie instrumentos para ajudar as outras equipes a elevarem seus desempenhos!

É como um professor tirar nota do melhor aluno da classe para que os outros alunos que tiram notas baixas não se sintam mal, em vez de ajudá-los a melhorar suas notas!

Mas isso não é novidade na F1, basta lembrar quando proibiram uma série de recursos eletrônicos, como suspensão ativa, para segurar o favoritismo da Williams ao fim de 1993.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para FIA quer fim do “modo classificação” dos motores

  1. Pingback: Análise “Quem ganhou, Quem perdeu” na classificação do GP da Espanha 2020 | JOSEINACIO.COM

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s