Essas são imagens das malas de Ayrton Senna na sua última temporada de Fórmula 1 em 1994. Não sei se essa mala foi preparada/usada por ele já no início da temporada ou ainda nos testes de inverno, tampouco as origens delas. Serão fotos de alguma matéria de revista da época, como parece pelas imagens levemente visíveis por trás da página impressa?
O RARO CAPACETE DE TESTES DE SENNA EM 94
A EVOLUÇÃO NA PROTEÇÃO DA FÓRMULA 1
Na primeira foto vemos o macacão de corrida da equipe Williams sem o nome do patrocinador de cigarros Rothmans que foi utilizado por ele nas 3 primeiras corridas daquele ano e sim com o genérico Racing, a ser usado em pistas onde a propaganda de tabaco era proibida, como na França.
Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER @inacioF1
Além disso, vemos também suas luvas de competição, a balaclava, um par de tênis Mizuno e roupas do dia-a-dia como calça jeans, camisa social e um pequeno pacote de lenços de papel, ainda no canto esquerdo da foto acima. Na alça, vemos uma etiqueta escrita “São” possivelmente indicando que ela iria para São Paulo.
Já na segunda mala, essa de mão, Ayrton levava seus objetos pessoais, como uma Bíblia, diversas credenciais de acesso onde se lê numa delas o nome da Williams, um gibi do seu recém criado personagem Senninha e uma agenda.
Também vemos algo que parece ser um porta-passaporte, caneta Mont Blanc, cartões de crédito, um pequeno porta-earplug para amenizar o barulho dos motores e algo que parece um colírio junto à alguns bottons de seu capacete.
Na terceira imagem, provavelmente de algum ano anterior, vemos Ayrton em um jatinho particular com outra mala de mão sobre a mesa, com outros objetos, como um relógio, papéis e a visão da aba de cima da mala, onde estão canetas e cartões de crédito. Lembranças de muitos anos atrás…
Se alguém souber mais detalhes da história ou da autoria dessas fotos, me avise que eu coloco aqui!
Ele como sempre, super organizado. Lembranças de 21 anos atrás, e até hoje não acredito nessa perda! Nesse final de semana. Paty
Inácio, em primeiro lugar, feliz aniversário atrasado! Que sua vida seja sempre repleta de alegria, saúde e paz!
Essas imagens foram publicadas em uma edição de Caras, logo após o acidente.
Tenho essa edição. Mais tarde digitalizo as páginas da revista e envio pelo Facebook.
Grande abraço
Valeu, mas a pergunta continua: Como foram tiradas essas fotos que foram parar na Caras?
Senna estava com essa camisa xadrez em Imola, você pode vê-la na entrevista dele falando do acidente do Rubinho. Então foi a mala dele que foi usada no final de semana do GP Imola.
Acabei de assistir o GP da França de 2008 que o Massa venceu,e o patrocínio de cigarro de fato é proibido.Ou seja,acho que é quase certeza de que essa mala foi a usada pelo Senna durante os testes de em Paul Ricard,França
ele tava usando aquela camisa em imola. numa foto em que estava falando com Nike Lauda e chegando ao no circuito com um óculos escuro e seu boné Nacional. tem algumas fotos eu vi na revista e em algumas fotos no sites aqui na net. se alguém tiver a revista veja da época vai ver essa foto dele essa camisa social listrada.
Em 2004 a Família Senna organizou uma exposição sobre ele no Shopping Eldorado de SP que acredito ter sido a mais completa de todas que já fizeram. Além de todos os trofeus tinha a Mclaren de 1990, a Lotus de 1987 e a Lotus de 1986. Nessa exposição estavam expostas essas duas malas, exatamente da maneira que estão na foto. Talvez a foto possa ser da exposição. Na exposição, a descrição contava que a mala de roupas estava em Imola e que o Ayrton tinha organizado ela dessa maneira para que assim que acabasse a corrida, ele pegasse o helicóptero, deixando no cabide do motorhome uma outra calça e camisa que seriam usadas na viagem.
Interessante!
E, faz sentido, ele poderia esta indo direto de Imola para Paul Ricard na França para um futuro teste de uma nova versão do FW16, isso explica o macacão com o nome racing e não a marca de cigarros Rothmans.
Acredito que essa mala tenha sido usada nos primeiros testes de Ayrton pela Williams, na pré temporada de 1994. A inscrição Racing, em substituição aos cigarros Rothmans, nos leva a crer que realmente foi um teste em Paul Ricard, França, onde a propaganda tabagismo era proibida desde aquela época…
O Gugelmin sempre dizia que nunca tinha visto na vida uma pessoa tão organizada como o Senna, a maneira de dobrar as roupas, de passar manteiga no pão. O Berger também dizia isto que o Senna era muito minucioso nos acertos do carro, testando várias vezes até acertar, por isto que Senna era mais rápido que ele.
José Inácio,
Tô procurando “ibagens” da Williams de 1994 sem a inscrição Rothmans e não encontro. Só vi inscrições “Racing” nas miniaturas da Minichamps, já que eles não podem reproduzir atualmente as marcas tabagistas.
Você saberia dizer em que ocasiões dessa temporada o “Racing” apareceu nos carros de Hill, Coulthard e Mansell? (porque nas 3 corridas de Senna foi sempre Rothmans)
Hum… Eu mesmo respondo!

Eles não usavam “Racing” nos carros, mas sim essa pintura “genérica”, como em Magny-Cours:
Minha pista foi o pessoal falando que em Paul Ricard era proibido
Prova, aliás, vencida por Hill, com Mansell (foto) em 2º
Um GP onde usaram a inscrição RACING foi o da Inglaterra
Prova vencida pelo próprio Damon
Pingback: Altura dos pilotos da F1 2020 | JOSEINACIO.COM