Fórmula 1 fora da Globo? E você com isso?

Globo deixará de transmitir F1 em 2021

Saiu no site “Meio e Mensagem” que a Rede Globo já teria avisado o mercado publicitário que não transmitirá mais as corridas da Fórmula 1 a partir de 2021.

Por enquanto não houve uma confirmação oficial da emissora, movimento que eles fizeram com grande publicidade quando decidiram não transmitir esse ano o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro de Futebol.

Com isso concluo que talvez ainda haja margem para um acordo entre as partes, pois a Liberty Media sabe da importância dos enormes números de audiência na sua composição de resultados globais, visto que o mercado brasileiro é o segundo maior do mundo, segundo dados divulgados por eles em seu relátório no início desse ano, relativos à 2019 e cujas 5 primeiras posições você confere abaixo:

1 – China – 81,3 milhões,
2 – Brasil – 54,7 milhões,
3 – México – 45,5 milhões
4 – Estados Unidos – 34,6 milhões
5 – Índia – 31,1 milhões

E os números da Globo no ibope não estão ruins a ponto dela querer dispensar a categoria por atrapalhar, por exemplo, sua audiência dominical, já que vem batendo recordes a cada transmissão desse ano, como as várias reportagens evidenciam.

O que provavelmente ocorreu é que o preço dos direitos da Fórmula 1 é em dólar e como a cotação dessa moeda disparou, o preço ficou muito salgado até para a Rede Globo, que fatura em reais.

Lembremos que ela também rescindiu o contrato para transmitir a Copa do Mundo de 2022, cujas parcelas também são em dólares e agora buscam um entendimento com a FIFA, pois eles querem continuar com a Copa e os cartolas também não querem perder a parceria testada e aprovada da Globo com seus números expressivos de audiência.

VEJA COMO OS CARROS DA F1 CRESCERAM (E SE COMPLICARAM)

Assim, entendo que haja margem para um entendimento entre as partes, para o bem do automobilismo no país, pois a perda da vitrine da Globo vai afastar ainda mais a categoria e o automobilismo como um todo do grande público, se tornando cada vez mais algo de nicho e difícil de se popularizar.

Dito isso, imaginemos que a Fórmula 1 realmente não vá mais ser transmitido na TV aberta – se está caro para a Globo, o que dirá para os outros canais abertos – muitas pessoas se animaram com a possibilidade de assinar a F1 TV Pro (diferente do F1 TV normal, que você só tem acesso à vídeos e replays da corrida uma semana depois). Bem esses são os preços para a assinatura mundo afora. Em dólares e não sabemos se teríamos narrador e comentaristas brasileiros:

Enfim, espero que haja um acordo com a Globo e ela siga transmitindo a categoria, justamente porque a Fórmula 1 precisa mais da Globo para se manter popular do que a Globo da Fórmula 1 para conseguir atingir índices de audiência aos domingos. No mundo ideal, também gostaria de ver as alternativas de transmissão da categoria no canal a cabo SporTV e até do streaming F1 TV Pro, desde que à preços realistas para a realidade brasileira. Quanto mais opções para todos os bolsos, melhor.

__________________

ATUALIZADO 28/08/2020: A Rede Globo oficializou que realmente não irá transmitir as corridas da categoria a partir do ano que vem, veja a nota divulgada pela emissora:

“Como parte da revisão de seu portfólio de direitos, um dos maiores entre emissoras de TV do mundo, a Globo optou por não renovar os direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir de 2021. Mesmo sem a transmissão das corridas, a Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas diversas plataformas.”

Minha visão não muda: continuo achando esse desenlace uma pena para o grande público, para a categoria e jovens pilotos que ambicionam chegar nela, mesmo sabendo que teremos opções (todas pagas, diga-se) para seguir acompanhando a categoria.


Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Fórmula 1 fora da Globo? E você com isso?

  1. Glauber Oliveira disse:

    A F1 não precisa da Globo e a Globo não vê a F1 com prioridade (não tem brasileiro ganhando), haja vista o tratamento que a Globo tem dado a categoria nos últimos anos, constantes erros dos narradores. Seria bom uma mudança de ares e ter outra emissora transmitindo, mesmo que fechada (ESPN ou FOX) ou através de streaming.

  2. Anônimo disse:

    Mas isso derrubaria a audiência da categoria e cada vez menos gente das novas gerações sequer saberia da F1, quanto mais acompanharia pagando…

  3. Pingback: Como os Fórmula 1 cresceram (e se complicaram) | JOSEINACIO.COM

  4. Pingback: Análise “Quem Ganhou, Quem Perdeu” na classificação do GP da Bélgica de 2020 | JOSEINACIO.COM

  5. Pingback: Análise “equipe-por-equipe”do GP da Bélgica 2020 | JOSEINACIO.COM

  6. Pingback: As casas dos pilotos de F1 | JOSEINACIO.COM

  7. Eduardo Sanabio disse:

    Perder a F1 seria muito bom para o público. Ou seja, um programa a menos para dar ibope à Globo. Talvez tv paga ou mesmo tv aberta como a band, se habilitem.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s