Lista de 8 razões a favor (e 8 contra) a F1 no SBT

Aqui vão 8 questionamentos que apontariam que NÃO faria muito sentido acreditar que o SBT pode mesmo levar a transmissão da Fórmula 1 para a sua tela a partir do ano que vem.

Depois vem o contraponto, as 8 razões pelas quais faria sentido sim pensar que o SBT poderia levar os direitos de transmissão! Lembrando que você não precisa concordar com todas elas, são apenas pontos, as vezes até contraditórios, para refletirmos:

1- Se os direitos de transmissão eram caros demais para a Rede Globo, que é muito maior e mais rica que o SBT, o que dirá para a rede de Sílvio Santos, que fatura menos de 8% da rival?

2 – A Liberty estaria reclamando do tratamento recebido da Globo por cortar pódios e não fazer um pré nem pós GP bacanas, com aquecimento, comentários e avaliações. O SBT estaria disposto a matar quase 3 horas, incluindo a corrida, do seu valioso período dominical para isso?

3 – Nas corridas na hora do almoço e à tarde, as disputas tomariam lugar justamente dos programas de maior fama e faturamento do canal, Domingo Legal e Programa da Eliana. Eles abririam mão disso?

4 – A Globo ainda tem os 3 canais da SporTV e seu portal online para distribuir treinos, classificação e pódio dos eventos, o SBT não tem. Eles estão dispostos a colocar tudo isso na sua grade principal, costurando com todas as suas afiliadas que hoje tem bastante autonomia?

5 – Sem um piloto brasileiro na categoria a Rede Globo já encontrava dificuldades maiores para engajar o público. Porque no SBT seria diferente, ainda mais com a possibilidade real de não haver mais um GP no Brasil?

6 – Um contrato com a Liberty seria muito bem amarrado justamente para garantir a quantidade e qualidade de horas de cobertura do que é transmitido, tirando a liberdade que Silvio Santos notoriamente exerce de ficar alterando a programação do seu canal ao seu bel-prazer. Por quanto tempo ele resistiria em não tentar fazê-lo mais?

7 – Uma das razões pelas quais a F1 foi perdendo peso na Globo foi a sua gradual perda de audiência (de toda a TV aberta como um todo, diga-se), mas que ainda era boa. Isso se deu seja pela ausência de brasileiros lutando por vitórias, seja pela cada vez maior variedade de opções de entretenimento que as pessoas tem pela internet atualmente em comparação aos tempos que as corridas reinavam absolutas na TV dos anos 80 e 90. O SBT quer se amarrar à um produto que mesmo a Globo já encontrava alguma dificuldade para seguir emplacando?

8 – A Rede Globo mantém sempre jornalistas poliglotas que entendem da categoria como Mariana Becker e Marcelo Courrege, produtores e até cinegrafistas “in loco” nas coberturas das corridas mundo afora. O SBT está disposto a investir numa equipe gabaritada que viaje para 20 países com essa finalidade?

Agora vamos à 8 razões pelas quais podemos pensar que SIM, faz sentido imaginar a Fórmula 1 ser transmitida pelo SBT:

1 – Ninguém acreditava que o SBT levaria a libertadores e ele levou, por cerca de 20 milhões de dólares, então dinheiro (ou financiamento) para nova empreitadas sabemos que o canal pode conseguir. Se a Liberty acreditar numa melhor cobertura do canal, poderá conceder um grande desconto, como a Conmebol fez com o futebol.

2 – Fórmula 1 rende um belo faturamento na Globo, então mesmo que na nova casa os números sejam menores, uma parcela disso já seria bem vinda para os cofres do SBT, que também ganharia um publico qualificado.

3 – Com a contratação de Téo José pela emissora paulista, eles já teriam alguém que entende de transmissões de corrida de automobilismo para narrar a categoria. Faltaria complementar a equipe e com os comentaristas, mas com nomes como Reginaldo Leme e Lito Cavalcanti disponíveis no mercado e mesmo Rubens Barrichello, que já co-apresenta o programa “Acelerados” por lá, não deverá ser muito difícil.

4 – O SBT já tem histórico de transmitir corridas de automobilismo e com bons resultados, com o próprio Téo José ao microfone da antiga Fórmula Mundial (Fórmula Indy) nos anos 90 e início de 2000.

5 – Mesmo com a citada gradual queda de audiência, a Fórmula 1 ainda dá muito mais ibope que muitos produtos do SBT e se eles conseguirem manter ao menos parte desses números, já seria um grande ganho para a emissora. Só para comparação, o recente GP da Toscana deu 9,6 pontos de média com pico de 10,5 ao passo que o SBT deu apenas 1,3 ponto com “Notícias Impressionantes” e “Domingo Legal”. Record teve média de 5,6 pontos.

6 – Ainda que esse investimento não seja uma unanimidade entre a cúpula do canal, diferente da Libertadores, José Roberto Maciel, vice-presidente da emissora trabalha para emplacar a categoria, de acordo com o site Noticias da TV.

7 – Justamente por não ter uma grande tão rígida como a da Globo, com muitos programas próprios, o SBT teria mais facilidade de encaixar nas sextas e sábados as transmissões dos treinos, caso acredite que lhes renderiam uma melhor audiência.

8 – A Rede Globo pode estar blefando para que a Liberty conceda condições financeiras ou possibilite um acordo de cobertura mais flexível, numa jogada parecida com a que fizeram com tentaram com a Libertadores. Só que eles erraram a mão, perderam o blefe e isso pode ocorrer de novo com a Fórmula 1. Será?

STROLL CORRE DE “CARRO NOVO” E PEREZ DE “CARRO VELHO”,COMPARE

BALANÇO “EQUIPE POR EQUIPE” DO GP DA TOSCANA + TABELAS ATUALIZADAS

Esses 16 pontos são apenas alguns que pensei, mas podem haver mais, jogando à favor ou contra a viabilidade da iniciativa do SBT, que no fim das contas sabe melhor do que nós se faz sentido ou não sob o ponto de vista estratégico, contar com tal produto.

E você, torce para a Fórmula 1 se acertar com a Globo e ficar onde está há 40 anos? Ou prefere que vá para o SBT ou mesmo Band ou outra canal aberto? Quem sabe você gostaria da categoria apenas na TV fechada à cabo mas paga, com todo o pacote de treinos, como uma Fox Sports ou SporTV ou por ainda por streaming, online?

Torcidas à parte, com quem acha que vai ficar, no fim das contas, com a transmissão da categoria a partir de 2021?

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

14 respostas para Lista de 8 razões a favor (e 8 contra) a F1 no SBT

  1. Glauber Oliveira disse:

    Que saia e vá para o SBT ou qualquer outra emissora. A Globo já vem menosprezando a F1 a anos seria bom uma mudança de ares.

  2. Deo disse:

    🤦🏻

    É!

    A GLOBO É UMA DAS ÚNICAS NO MUNDO A TRANSMITIR AO VIVO TODAS AS CORRIDAS EM SEUS CANAIS.

    E o BRASILEIRO BESTÃO, QUER PERDER ISTO EM DETRIMENTO DE FUTRICAS E MOTIVINHOS BESTAS.

    Acorda Brasil!

    👉O POVO QUE SÓ FAZ MERDA PRA SE ARREPENDER DEPOIS.

  3. Luis Armando disse:

    Ola José Inácio, primeiramente parabéns pelos excelentes textos! Eu como todo aficionado por F1, prefere a TV a Cabo, pois nos últimos anos a TV Aberta (Globo) vem tratando muito mal o programa Formula 1. Já a TV a Cabo acompanha detalhes, para quem acompanha como nós isso é importante. O problema será o custo para isso, pois a TV aberta atrai um maior número de patrocinadores, porém não temos pilotos brasileiros no grid e para a grande massa popular é importante um piloto brasileiro no grid (e que vença, se não…..vai pagar o pato!).

  4. Fabricio disse:

    A globo não transmitem treinos e sexta é Nem os e sábado
    Sem contar q as corridas do usa e do México prioriza o os seus programas sem noção e de baixa audiência, então se para o STF, terá mais espaço e vivem melhor

  5. Jean Pierre disse:

    QUE VENHA LOGO PRO SBT, SE ELES TEM DINHEIROS E QUEREM LUCROS QUAL PROBLEMA? QUEM GANHA LUCRO É O POVO ASSISTINDO EM TV ABERTA SEM PAGAR NADA, É MELHOR PRA NÓS E PRO SBT NA AUDIENCIA. A GLOBO JÁ VIVE CORTANDO TUDO NA F1. SOU A FAVOR DE IR PRO SBT. E QUE VENHAM OS MIMIMI.

  6. RFC disse:

    SBT já está recebendo grandes bolos de verbas de propaganda do governo Bozo e vai receber ainda mais, já que é chapa branca. Fora coisas ilícitas fáceis de imaginar… O dinheiro vem daí…. já viram que a tal Rio Motorsport já está sendo investigada por estar ligada a corruptos? Pois é…

  7. Pingback: McLaren testa bico novo | JOSEINACIO.COM

  8. Pingback: Red Bull vem com novidades | JOSEINACIO.COM

  9. Pingback: 13 carros de Schumacher em um só! | JOSEINACIO.COM

  10. Pingback: A “garagem de Fórmula 1” de Felipe Massa | JOSEINACIO.COM

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s