Continuando com a série sobre os pilotos brasileiros que ganharam carros de Fórmula 1 em suas passagens pela categoria, hoje falaremos de dois que “só” ganharam um único carro cada e por motivos bem diferentes!

Christian Fittipaldi correu pela Minardi entre 1992 e 1993 e foi para a Arrows em 1994, antes de se mudar para a Fórmula Indy onde competiu com vitórias entre 1995 à 2002, depois passou a correr de turismo, também nos Estados Unidos, onde foi bicampeão e também ganhou 2 vezes as famosas 24 horas de Daytona.
O brasileiro que há décadas mora nos Estados Unidos, tem até hoje a Minardi M192 do seu ano de estreia, essa mesma da imagem acima e que corria em na temporada de 1992 com motores 3,5L V12 da Lamborghini. O curioso é que Christian me contou que ganhou o carro como parte do pagamento de seus salários atrasados, numa solução oferecida pela própria equipe italiana.

Ayrton Senna, pelo que se sabe, o tricampeão ganhou em vida apenas a McLaren MP4/5B de 1990 numa aposta com Ron Dennis. Isso porque o dirigente acreditava que Senna jamais conseguiria vencer o GP da Itália daquele ano, onde a Ferrari de Prost era favorita numa pista que a McLaren não conseguia levar a taça de primeiro há anos.
Senna então apostou: Se ganhasse a corrida, levaria o carro da vitória para casa. Trato feito, ele fez até mais do que precisava: além de vencer a corrida, fez a pole position, cravou a volta mais rápida da prova e liderou de ponta a ponta, não abrindo chance a uma vitória da Ferrari e Prost e dando mais um passo rumo ao seu segundo título. Como a foto acima mostra, hoje o carro se encontra exposto numa vitrine numa das paredes da sede do Instituto Ayrton Senna, no bairro de Pinheiros, São Paulo.
TRANSMISSÃO DA F1 NO BRASIL TEM NOVO DONO, E ELE É BEM DUVIDOSO
A GARAGEM DE FÓRMULA 1 (E OUTRAS MARAVILHAS) DE NELSON PIQUET
BARRICHELLO E SCHUMACHER DEVEM TER RECORDES IGUALADOS NA RÚSSIA
Pingback: A “Garagem de Fórmula 1” de Nelson Piquet | JOSEINACIO.COM
Pingback: A “garagem de Fórmula 1” de Rubens Barrichello | JOSEINACIO.COM
Pingback: Clube de donos de Ferraris de Fórmula 1 | JOSEINACIO.COM
Prost venceu com a McLaren em 1989 um ano antes e ofereceu o troféu ao tifossi não percebo onde é que a McLaren não levava o troféu de primeiro há anos
Pingback: “Ultimo volante de Ayrton Senna” à venda | JOSEINACIO.COM
Pingback: O duro retorno de Ocon | JOSEINACIO.COM