Esse é um banco de carro de Fórmula 1 moderno visto por trás. Ele não acolchoado nem macio como os de um carro de rua ou mesmo esportivo normal.
Ele é o exato molde do corpo do piloto que o dirige, que senta por cerca de 10 minutos vestindo seu macacão numa resina moldável de secagem rápida com um plástico o separa do material, para não lambuzar tudo nem colar a roupa do piloto (veja a outra imagem abaixo).
Assim, ele deixa impresso o seu formato, que é usado como base para a aplicação das camadas de fibra de carbono e um fino tecido aderente de acabamento.
Podemos ver exatamente as pernas, a “poupança”, costas e até as mínimas protuberâncias laterais do piloto em questão, no caso da imagem acima, Romain Grosjean.
Ao logo da temporada esse banco pode precisar ser refeito, conforme o piloto mude sua configuração física (emagrecendo ou ganhando massa muscular, por exemplo). Em caso de resgate, se necessário, o piloto pode ser retirado do interior do carro ainda preso ao banco para evitar eventuais danos à coluna durante o transporte.
Abaixo vemos um banco atual da equipe Mercedes de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton na posição real em que ele fica disposto dentro dos cockpits dos monopostos, com os pilotos quase deitados.
PORTUGAL DECRETA CALAMIDADE, GP DE F1 AMEAÇADO?
HULKENBERG E PEREZ NA DANÇA DAS CADEIRAS DE 2021
SILVIO SANTOS, PILOTO DE FÓRMULA 1?
Pingback: Todos os brasileiros da Williams | JOSEINACIO.COM
Pingback: A evolução dos cockpits da Formula 1 em 12 imagens | JOSEINACIO.COM
Pingback: Quem entra na Haas? | JOSEINACIO.COM