Depois de se envolver num toque que lhe quebrou a asa na primeira volta e depois num pit-stop desastrado em que derrubou seu próprio mecânico no box, Lance Stroll, que já vinha em uma corrida para esquecer (em Portugal, cansado de andar atrás, pediu para abandonar e o fez), dessa vez quase atropelou fiscais de pista que limpavam os restos da Williams de Russell que bateu sozinho.
Só que dessa vez a culpa não foi, em sua maior parte, do canadense. Ele e outros pilotos como Kimi, Vettel, Grosjean e Giovinazzi foram liberados para ultrapassar o Safety-Car para descontar a volta de desvantagem que tinham para os líderes, só que a FIA os liberou quando a equipe de serviços ainda estava na pista com vassouras na mão, o que é um grande risco.
ANÁLISE “EQUIPE-POR-EQUIPE” DO GP DA EMILIA ROMANA (IMOLA)
VEJA TODOS OS 12 CAPACETES QUE HOMENAGEARAM SENNA
FÓRMULA 1 NO LIMITE DA ADERÊNCIA
TODOS OS 11 CARROS DE F1 DE AYRTON SENNA “PELADOS”
Entretanto, dos pilotos que descontaram essa volta, ele foi o único que não aliviou o pé quando passou por eles, mesmo sob duplas bandeiras amarelas no trecho e nos anteriores, como vemos no vídeo abaixo.
Ainda que não tenha recebido nenhuma mensagem da equipe (que possivelmente também não sabia dos fiscais) informando que ainda havia pessoas trabalhando na pista, ele os viu, ora!
O resultado é que ele teria sido apenas 1 segundo mais lento naquele trecho com gente na pista do que em ritmo normal de corrida, arriscando a vida dos fiscais. Os também surpreendidos Kimi, Grosjean e Vettel, por exemplo, reduziram a velocidade e ainda informaram do ocorrido pelo rádio, pedindo para que suas equipe alertassem a direção de prova.
Por mais que Stroll pudesse ter agido de forma mais responsável, o erro foi claramente da organização da corrida, que deveria, mais uma vez, rever seus protocolos de segurança para evitar expor fiscais e pilotos a mais momentos de risco desnecessários como esse.
Veja o vídeo do momento de Stroll cruzando com os fiscais de pista de Ímola:
Pingback: De 12 motores para apenas 3: o impasse da Fórmula 1. | JOSEINACIO.COM
Pingback: 20 títulos numa foto | JOSEINACIO.COM
Pingback: Recorde: 23 títulos numa foto! | JOSEINACIO.COM