Os 7 grandes lançamentos da Fórmula 1

Não é de agora que os lançamentos dos novos carros da Fórmula 1 estão bastante básicos, até burocráticos: as equipes liberam algumas imagens digitais e depois os carros são propriamente fotografados no primeiro dia de testes, as vezes sem nem uma cerimônia de tirar o pano de cima.

Mas nem sempre isso foi assim. Nos anos 90 e início dos anos 2000 algumas equipes inovaram nesses momentos, com grandes e caros eventos cheios de fumaça de gelo seco, luzes e locações inusitadas ou com convidados de grande peso no mundo midiático. Vamos ver sete que se destacaram para mim:

1 – McLaren-Mercedes 1997 – Ron Dennis quis garantir grande atenção da mídia para a chegada do novo patrocinador principal, a marca de cigarros West, que substituía a famosa pintura branca e vermelha da Marlboro após 23 anos de parceria e para isso trouxe não só uma desenho de cores muito diferente da antiga como um show comandado pelas Spice Girls!

2 – Benetton-Renault 1996: A hoje francesa Alpine era uma equipe italiana (ainda que também com sede na Inglaterra) especialista em fazer lançamentos em locações lindas, Europa a fora. Em 1996 foram para as ruinas de Taormina na Itália, lançar o B196 que marcava a estreia da dupla Gerhard Berger e Jean Alesi no lugar de Michael Schumacher e Johnny Herbert.

3 – BAR-Supertec 1999: Na estreia da equipe da marca de cigarros que assumia o lugar da saudosa Tyrrell, a surpresa foi grande quando Jacques Villeneuve e o estreante Ricardo Zonta revelaram seus BAR001 tendo pinturas completamente diferentes no palco da nova sede da equipe, hoje Mercedes, em Brackley, na Inglaterra. A FIA proibiu a pintura e eles correm com as duas, uma de cada lado dos carros e com um zíper pintado no meio.

4 – Benetton-Supertec 2000: Seguindo com a equipe italiana, eles lançaram seu B200 no alto de uma montanha em pleno Museu Nacional d’Art de Catalunya, com a presença dos titulares Giancarlo Fisichella e Alexander Wurz, além do hoje esquecido reserva Hidetoshi Mitsusada, apoiado pela cigarreira japonesa que dava a cor azul aos carros da equipe desde 1995.

5 – Benetton-Renault 2001: Na despedida da equipe italiana do grid da Fórmula 1 (a partir do ano seguinte seria só Renault), eles saíram com estilo, indo para a “Piazza San Marco” em Veneza (só a licença da cidade para isso teria custado meio milhão de euros) junto dos titulares Jenson Button e Giancarlo Fisichella – além dos pilotos-reserva Mark Webber e Fernando Alonso (que estrearia aquele ano na Minardi) para lançar o derradeiro B201.

6 – Jordan-Toyota 2005: Apesar de ainda ostentar as cores amarelas e o nome irlandês, a equipe já era de propriedade do russo Alex Shnaider que a rebatizaria de Midland em 2006. Mas já deixava clara a raiz czarista da equipe, com o EJ15 sendo apresentado junto aos seus pilotos Narain Karthikeyan e Tiago Monteiro no coração de Moscou, em plena Praça Vermelha entre o Kremlin e a Catedral de São Basílio com coral de cantores russos acompanhando.

7 – McLaren-Mercedes 2011: Apesar de não ter fanfarras nem ser num cenário particularmente deslumbrante, o lançamento do MP4/26 de Lewis Hamilton e Jenson Button em Berlin (sede da então patrocinadora principal Vodafone) inovou por começar com o carro chegando desmontado, só com o chassis e motor e pouco a pouco as demais peças da carenagem, bem como o bico, iam sendo montadas para dar a cara final do carro.

ASTON MARTIN E ALPINE DÃO DICAS SOBRE VISUAL DE SEUS CARROS 2021

HAMILTON NEGOCIA “DESVALORIZADO” COM A MERCEDES?

FORA DA RED BULL (E DA F1), ALBON TERÁ “ANO DE FELIPE MASSA”

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Os 7 grandes lançamentos da Fórmula 1

  1. Pingback: Fórmula 1 só preto ou só branco | JOSEINACIO.COM

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s