Essa foto pode ser definida como a radiografia do momento preciso em que Ayrton Senna assegurou seu tricampeonato da Fórmula 1 na pista de Suzuka no ano de 1991.
Curta nossa página no FACEBOOK e siga-me no TWITTER:@inacioF1
Ela mostra o exato instante em que Nigel Mansell, já acompanhando o piloto da McLaren de perto, tentava se aproximar ainda mais dele na primeira curva do circuito japonês mas exagera na dose e na freada acaba perdendo pressão aerodinâmica, passando reto na área de brita onde danifica seu carro (na foto já vemos o braço da suspensão dianteira direita solta) e atola, garantindo assim o terceiro título do brasileiro.
Campeonato muito difícil, o Honda V12 de 1991 era pesado 160 kgs, e tinha só 720 cavalos, já o Renault V10 era leve 137 kgs e tinha 740 cavalos, mas nas corridas dava a impressão que o Renault tinha muito mais cavalos, a Williams podia usar muito mais asa traseira conforme a foto acima, porque tinha controle de tração e um câmbio semi-automático que além de trocar as marchas mais rápidas e era a prova de erro de marcha, tornando o motor Renault muito robusto, mas no fim do ano a Honda conseguiu um motor com 750 cavalos e conseguiu vencer a Williams nas últimas provas. Estes 2 carros voltaria a se enfrentar em 1992, a McLaren a partir da 3° corrida colocou controle de tração e câmbio semi-automático e um Honda mais leve e muito potente, já a Williams de 1992 era basicamente o mesmo de 1991, porém com suspensão ativa. Foi um massacre a favor da Williams.
” Mansell no curvão, passou reto Manseeeellll!!!” Bueno, Galvão.
a gente pode falar coisas do galvao, mas antes de 1/05/1994, ele era um bom narrador e divertido! rs
Sempre o braço da suspensão dianteira…
José olha esse vídeo do acidente gravado por um torcedor no japão https://www.youtube.com/watch?v=NpSW5rEciZc